PI: Natal renova solidariedade em doações e ajuda instituições beneficentes

Na época do Natal as pessoas, naturalmente, tornam-se mais solidárias. Algumas organizações e grupo de pessoas, porém, praticam ações em prol do outro o ano inteiro.

solidariedade | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Natal sensibiliza as pessoas, e esse sentimento desperta a solidariedade e o olhar ao próximo. Muitas instituições beneficentes estimulam projetos, visando ajudar comunidades e grupos carentes que se mantém por meio de doações. As ações realizadas neste fim de ano focam em abastecer as mesas de várias famílias piauienses.

Associação de Moradores do bairro Parque Brasil IV ajuda famílias da comunidade - Fotos: Divulgação

A criação de projetos como a Associação de Moradores do bairro Parque Brasil IV fornece melhorias aos moradores da comunidade, dando suporte em obras, ações em alimentação e melhores condições de vida. As atividades já ajudaram diversas famílias, seja com oportunidades de emprego, seja com mesas cheias, e a espera pelo Natal renova a esperança dos mais necessitados.

“Espero que as pessoas possam voltar suas atenções para as pessoas de classe mais baixa, não porque chegou o Natal e o Ano Novo, mas que possam voltar sua visão para aquelas famílias que não tem o que colocar na mesa para alimentar os filhos. Muitas famílias não sabem de onde tirar para fazer um jantar”, relatou Cláudia Lira, presidente da associação.

Além da execução dessas iniciativas, como a construção de uma praça destinada à comunidade como área de lazer, o coletivo criou o projeto Mercado das Mulheres Feirantes, com objetivo de oferecer trabalho a mais de 250 mulheres do bairro, levando o sustento para as famílias. As vendas abrangem artesanato, bazares, confecções, entre outros motes de serviços.

Para ajudar a Associação de Moradores do Parque Brasil IV basta entrar em contato com a idealizadora do projeto, Cláudia Lira, por meio do telefone (86) 99421-4338 ou fazer as doações direto na central. Quem desejar conhecer as ações desenvolvidas, a comunidade fica localizada na Avenida Rosana Neres, 2931, bairro Parque Brasil IV.

Proporcionando um Natal mais feliz

O período fortalece na busca pelo fornecimento de alimentos, roupas e brinquedos, e a Instituição Casa Pão Nosso leva o espírito natalino para muitas famílias em várias regiões de Teresina. A missão dos colaboradores é auxiliar pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social, onde o suporte chegou de maneira antecipada a esses cidadãos, disponibilizando um Natal mais feliz.

Instituição Casa Pão Nosso leva o espírito natalino para muitas famílias

Na oferta de saúde e abrigo temporários, às ações da Casa tornam possível a ressocialização através de atividades de desenvolvimento social, dessa maneira, apoiando a inserção no mercado de trabalho. Além dos serviços de oficinas, os participantes do projeto realizam a distribuição de alimentos, agasalhos, lençóis e kits higiênicos. E no Natal as crianças são prioridade, com comida nos pratos e sorriso nos rostos.

Instituição Casa Pão Nosso leva o espírito natalino para muitas famílias

Nesse período natalino a instituição procura diminuir a distância entre os alimentos e a mesa vazia, assim a visita em vilas da capital formam filas. O planejamento propõe rapidez nos mutirões de entrega de alimentos, pois a fome não espera. E com a assistência vinda das doações, a comida se torna o presente mais precioso para crianças e adultos.

“Às vezes as pessoas aguardam só esse período para se solidarizar. Mas a caridade é contínua. E todos os dias há alguém com fome, há alguém precisando de caridade e solidariedade. A fome é um prato grande e vazio, precisa ser enchido todos os dias pelo menos em uma das refeições”, pontuou a idealizadora do projeto, Betty Sousa.

Em 2022, a Casa Pão nosso já prestou atendimento há quase 100 vilas espalhadas por todas as zonas de Teresina. A expectativa é de reunir mais doações e ajudar diversas outras famílias que necessitam de apoio, principalmente no fim de ano. As doações para a instituição podem ser feitas por meio do Pix: 65543246315.Instituição Casa Pão Nosso leva o espírito natalino para muitas famílias

Doações e socialização de crianças

Pensando no atendimento de 2 mil famílias socialmente carentes da zona Sul de Teresina, a Sociedade Espírita João Nunes Maia concretiza trabalhos em doações e socialização de crianças. Dos contemplados, localizados no bairro Santo Antônio, 70% possuem renda oriunda da coleta de materiais recicláveis. Os auxílios visam alinhar o sessar da fome com os ensinamentos religiosos.

Sociedade Espírita João Nunes Maia concretiza trabalhos em doações

A iniciativa possui diversos projetos que levam balé e judô para as 741 crianças cadastradas, onde 100 destas ficam na Creche Fernando Miramez. Além dos jovens, os idosos são abraçados pelo projeto Acolher e Proteger. Entre os beneficiados, 800 pessoas são inseridas para receber a doação de cestas básicas. No Natal as famílias foram abastecidas e tem a oportunidade de alimentação durante o período.

“Muitas famílias vão dormir com a barriga vazia, com os filhos chorando. Muitos não conseguem fazer três refeições por dia. Devemos pensar nessas famílias que não tem o pão de cada dia para alimentar. Ajudar, não somente nesse período natalino, mas todos os dias, pois essas famílias precisam se alimentar. Procurem alguma instituição de qualquer credo religioso ou crença, vamos colaborar”, descreveu Evany Gomes, presidente e fundadora da Sociedade Espírita João Nunes Maia.

A  Sociedade Espírita João Nunes Maia fica localizado na rua Inácio Costa Filho, 4059, lotes 6 a 11, Vila São Francisco Sul, bairro Santo Antônio. As doações podem ser realizadas através do Pix: 01.461.832/0001-78, ou entrar em contato pelos telefones: 86 9-9991-5197 / 86 9-9483-1739.

Sociedade Espírita João Nunes Maia concretiza trabalhos em doações

A solidariedade não parte somente em períodos festivos, porém a inspiração do Natal toca possíveis novos colaboradores que realizam doações a quem mais necessita. Esse pode ser o momento não somente de ajudar, mas de iniciar um passo contínuo para que famílias teresinenses possam ter no mínimo três refeições por dia e alegria durante o ano todo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES