PI: Nível de rios supera cotas de inundação em Esperantina e Barras

O nível do rio Longá em Esperantina chegou aos 7,44 metros, acima dos 7,40 metros da cota de inundação

rio | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As chuvas que há semanas atingem várias regiões do Piauí continuam elevando o nível d’água em rios que cortam cidades. Esperantina e Barras, os rios Longá e Marathaoan, respectivamente, ultrapassaram a cota de inundação na manhã deste sábado (19). No boletim emitido pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba a expectativa é que o nível dos afluentes continue subindo nas próximas horas.

De acordo com o órgão, o nível do rio Longá em Esperantina chegou aos 7,44 metros, acima dos 7,40 metros da cota de inundação, e deve alcançar os 7,80 metros nas próximas oito horas. Já em Barras, o rio Marathaoan ultrapassou em um centímetro os 4,20 metros da cota de inundação, mas também deve subir para 4,31 metros nas próximas horas.

Ponte sobre o rio Longá, em Esperantina (Foto: reprodução)

Leia Mais

Confira o comunicado:

Devido as fortes chuvas corrida nas ultimas 10 horas na bacia do Marathaoan e Longa foi verificada uma subida rápida nesses dois rios, onde os dois entraram em cota de inundacao no final da madrugada e inicio da manha de hoje, respectivamente. Em Barras foram observados mais de 70 mm de chuva nas ultimas 10 horas e em Esperantina mais de 30 mm.

Em Esperantina, a cota atual na estação  é  de 7,44 m, subida de 42 cm nas ultimas 24 horas,  4 cm acima da cota de inundação (7,40 m), atualmente em cota de inundação, devendo nas próximas 8 horas continuar subindo e apresentar valores em torno de 7,80 m, 40 cm acima da cota de inundação.

Em Barras/PI, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 4,21 m, superando em 1 cm a cota de inundação (4,20 m), sendo prevista elevação do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 4,31 m, superando em 11 cm a cota de inundação.

Os rios que passam nas cidades de Barras e Esperantina encontram-se nesse momento em cota de inundação, e o rio Parnaíba em Luzilândia em cota de alerta, dessa forma, solicitamos que os órgãos competentes se mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES