PI realiza audiência sobre alienação de precatórios do antigo Fundef

Os recursos chegam a R$ 1,5 bilhão e serão investidos exclusivamente na educação.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (30), na Escola Fazendária, uma audiência pública para discutir a alienação dos créditos decorrentes do precatório judicial do extinto Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). Os recursos chegam a R$ 1,5 bilhão e serão investidos exclusivamente na educação. O pagamento do precatório ao Piauí foi autorizado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no entanto, a União só deve repassar os recursos em dezembro de 2020.

A alienação dos recursos junto às instituições financeiras está amparada na lei nº. 7.243, publicada no Diário Oficial do Estado de 13/08/2019. Para isso, o Poder Executivo terá que fazer uma licitação. Participaram da audiência representantes dos bancos Santander, Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste, além de membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“Os recursos serão destinados à educação como foi a decisão do Supremo Tribunal Federal. São recursos da maior importância do Piauí para promover uma verdadeira revolução na educação”, disse o secretário Rafael Fonteles.

Além dele, participaram da audiência os superintendes da Sefaz, Emílio Junior (Receita), Antonio Luiz (Gestão) e Cristovam Cruz (Administração e Logística) e o procurador do Estado Alberto Hidd.

“O processo é para alienar de forma definitiva esse precatório, que foi reconhecido pelo Judiciário. O processo está sendo desenvolvido na modalidade concorrência, com toda a segurança jurídica”, explica o procurador.

Rafael Fonteles espera que a concorrência entre os bancos resulte numa menor taxa de deságio (depreciação). “Temos segurança jurídica total no processo e esperamos com essa concorrência ter a menor taxa de deságio possível, portanto, receber o maior valor. O deságio que acontecer, o Tesouro Estadual tem cinco anos para devolver ao Fundeb”, afirma o gestor.

O edital da licitação deve ser apresentado em 15 dias. A previsão é que os bancos façam suas propostas em 45 dias. A alienação dos precatórios deverá ocorrer em duas parcelas iguais, em novembro deste ano e junho de 2020.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES