PI: Vacinação para gestantes sem comorbidades e lactantes continua sem data

A Lei Estadual que inclui gestantes, puérperas e lactantes no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 foi sancionada na última semana, mas o início da imunização desse público ainda não tem data prevista

Grávidas são incluídas na campanha de vacinação prioritária | Reprodução Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Lei Estadual que inclui gestantes, puérperas e lactantes no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 foi sancionada na última semana, mas o início da imunização desse público ainda não tem data prevista para acontecer, o que depende da quantidade de vacinas que chegam ao Piauí.

Com a suspensão da produção da vacina Coronavac/Butantan devido à falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), apenas doses da Pfizer e da Astrazeneca estão chegando ao Piauí. Além disso, a orientação do Ministério da Saúde é que gestantes e puérperas sejam imunizadas apenas com a Coronavac/Butantan ou Pfizer/Biontech, o que limita ainda mais a vacinação desse público. Por isso, apenas gestantes e puérperas com comorbidades estão sendo vacinadas, no momento. 

Segundo a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), a vacinação desse público será iniciada após a imunização das gestantes com comorbidades. Até agora, apenas 479 gestantes e puérperas tomaram a primeira dose da vacina e uma completou a imunização com a segunda dose, conforme os dados do painel epidemiológico da Covid-19 no Piauí.

A produção da Coronavac foi retomada com a chegada de 3 mil litros da matéria-prima, entregues na segunda-feira (25) ao Instituto Butantan. A estimativa é que as novas doses do imunizante devam ser entregues ao Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Imunização (PNI) nos primeiros dez dias de junho.  

Mais vacinas para grupo prioritário

As vacinas que chegaram nesta quarta-feira (26), ainda são para as gestantes e puérperas com comorbidades. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que abrirá, às 18h de hoje (26), o agendamento por meio do site vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/ para a imunização que acontecerá nesta quinta (27) e sexta-feira (28).

No Piauí, permanece a orientação do Ministério da Saúde de que sejam vacinadas contra a Covid-19 apenas gestantes com comorbidades, com doses da Coronavac/Butantan ou Pfizer/Biontech.

A orientação, também, é que as gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca, incluindo as sem fatores de risco adicionais, devem aguardar o fim da gestação e do período do puerpério (até 45 dias após o parto) para completar o esquema vacinal com o mesmo imunizante. 

Lactantes fazem movimento para garantir imunização

Nas redes sociais, mães lactantes do Piauí iniciaram um movimento para garantir a imunização contra a Covid-19. Em um post publicado nesta quarta-feira (26), o movimento diz que continua lutando em defesa legal do direito à vacinação de mães lactantes. 

"Lutamos pelo justo direito de sermos vetores de proteção de nossos filhos e para que todas as gestantes, puérperas e lactantes, com e sem comorbidades, de bebês de até 2 anos ou mais, tenham acesso à vacina. Que as autoridades competentes, as profissionais de imprensa e toda a sociedade compreendam que vacinar lactantes é proteger o futuro de todo um país. Basta de mortes maternas e de bebês! Que a decisão seja breve, antes que seja tarde para chorar o leite derramado", diz a nota.

Estudos recentes mostram o poder do leite materno na proteção de bebês e crianças que ainda amamentam ao identificar anticorpos específicos contra o novo coronavírus (IgA e o IgG) no leite produzido por mulheres que receberam a vacina contra a Covid-19.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES