PI: Vazamento de gás causa princípio de incêndio e deixa dois feridos

Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas ao local e realizaram o atendimento, levando os feridos para o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um vazamento de um botijão de gás de cozinha deixou pelo menos duas pessoas feridas na noite desta sexta-feira, 05 de junho, no Conjunto Bernardo Rego na cidade de Esperantina, no Sul do Piauí. As vítimas foram identificadas como Antônio Alencar e Francisca Alencar, ambos irmãos. As informações são do Revista AZ.

Na ocasião, o acidente aconteceu quando o gás vazou pelo registro do botijão e pegou fogo após uma pessoa acender um fogareiro que estava perto, causando um princípio de incêndio. As chamas que saíram do botijão atingiram as vítimas no momento em que elas tentavam apagar o fogo.

Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas ao local e realizaram o atendimento, levando os feridos para o Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman. 

Reprodução/ Revista AZ

Riscos de vazamentos e procedimentos

Um dos riscos que o vazamento de gás envolve é o de explosão e incêndio. Por se tratar de um produto químico muito inflamável, uma pequena faísca no gás pode provocar uma explosão e um incêndio de grande magnitude.

Durante um vazamento de gás de cozinha, ele ocupa todo o espaço no caso de não ser um ambiente ventilado, pois o ar fica retido. Quando encontra uma chama de ignição (fagulha, chama e outras coisas), o gás queima e se expande, provocando a explosão rapidamente — em milésimos de segundos. Esta ignição pode ocorrer ao acionar um interruptor elétrico para acender a lâmpada.

Outro procedimento a adotar é verificar se não há algum vazamento entre a válvula e o bujão por meio de um equipamento apropriado. Não são todas as pessoas que têm aquele tipo de aparelho, e por isso uma empresa especializada pode fazer o serviço por você usando tecnologia moderna.

Mesmo que você constate a existência de um vazamento sozinho, com a ajuda de algum teste caseiro, ainda assim será necessário chamar um profissional especializado para averiguar o motivo e solucionar o problema. Uma das formas mais comuns de se identificar a existência ou não de vazamentos é passando uma esponja com água e sabão nas conexões do botijão — caso apareçam bolhas é porque existe vazamento.

No caso de você perceber a existência de vazamento no botijão, logo após a compra do gás, o fornecedor tem o dever de substituir o produto, já que ele já foi vendido com problemas.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES