Piauí apresenta Projeto contra Exploração Sexual

A primeira etapa do projeto consistiu na formação de 163 agentes multiplicadores das 27 unidades

Exploração será combatida no PI | Brito Jr.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A primeira fase do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo já tem bons resultados. Dois meses após o fim dos cursos de multiplicadores na temática, o Piauí, mais 13 estados já inseriram propostas de ações de prevenção dos casos no Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv).

A primeira etapa do projeto consistiu na formação de 163 agentes multiplicadores das 27 unidades da Federação.

Durante os cursos, representantes de entidades públicas e da sociedade civil foram capacitados para sensibilizar donos de hotéis, restaurantes, agências de viagens e demais atores do setor sobre a importância de não permitir a prática do crime em seus estabelecimentos.

Além disso, os participantes elaboraram planos de ação estaduais. O Ministério do Turismo (MTur) disponibilizou recursos para que os documentos se tornassem ações práticas. De acordo com a coordenadora do Programa Turismo Sustentável e Infância, Elisabeth Bahia, o valor inicial para cada proposta foi de R$ 120 mil.

?Cada Estado tem uma realidade. São necessidades, distâncias e prioridades diferentes. Por isso, vamos analisar e discutir as propostas separadamente?, explicou. Ela conta que um dos projetos apresentados ao MTur já foi aprovado ? o de Recife, que prevê a sensibilização dos prestadores de serviços das 11 rotas turísticas do estado.

Os outros estados que inseriram propostas foram: Amazonas, Distrito Federal, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Alguns deles, como o Rio de Janeiro, inseriram mais de uma proposta no Siconv. No total, 21 projetos foram apresentados.

O Projeto Turismo e Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma parceria do Ministério do Turismo com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), que visa prevenir os casos de exploração durante a Copa de 2014. A ação vai envolver mais de 480 profissionais ligados à cadeia turística das 27 UFs. O investimento do MTur no projeto é de R$ 3,7 milhões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES