Piauí Conectado amplia oferta de internet para população do Piauí

A apresentação da oferta pública de serviços aos provedores acontece nesta segunda-feira (8).

Piauí Conectado amplia oferta de internet para população do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Assim como a água e a energia, a internet passou a ser um serviço essencial na vida das pessoas. Diante das mudanças na rotina da população, provocadas pela pandemia da Covid-19 e da dificuldade das grandes operadoras em oferecer seus serviços com mais qualidade e em todas as regiões do Brasil, novas empresas surgiram para atender a demanda local.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os provedores de internet regionais já são responsáveis por 33% do mercado de internet no país. A Piauí Conectado apresenta nesta segunda-feira (8) a oferta pública de serviços aos Provedores de Serviço de Internet (ISPs) para ampliar o acesso à Rede Mundial de Computadores por fibra óptica.

O objetivo da iniciativa é oferecer aos provedores mais uma oportunidade de crescimento no setor de telecomunicações. A apresentação vai acontecer no Centro de Controle e Operação da Piauí Conectado, também com transmissão on-line pela plataforma Webex.

Concluído o atendimento ao setor público estadual em 101 municípios, o Projeto Piauí Conectado avança para mais uma etapa importante, ao oferecer também infraestrutura de internet para o setor privado. O primeiro edital beneficiará, inicialmente, os provedores de Teresina, ofertando banda e serviços de alta qualidade. Ainda no primeiro semestre de 2021, a concessionária lançará as ofertas para os municípios da região Norte, finalizando o processo no início de 2022 ao ofertar os serviços para as cidades da região Sul.

“Dessa forma, o projeto Piauí Conectado integrará, com uma infraestrutura tecnológica digital, os setores público e privado, tornando o Piauí um dos estados mais conectados do país”, afirma Edson Ribeiro, presidente da Globaltask, empresa controladora da SPE Piauí Conectado.

O diretor presidente da Piauí Conectado, Emerson Silva, informa que a oferta pública de serviços deve impulsionar o crescimento do setor de telecomunicações ao ofertar mais banda aos provedores de internet. “Nosso objetivo com esta iniciativa é ampliar a oferta de internet banda larga, contribuindo para que toda a população possa ter acesso à internet com mais qualidade e custos reduzidos”, explica.

Além da estrutura de rede, a concessionária também colocará à disposição o data center do projeto, que é responsável pelo armazenamento de dados e transmissão de toda a comunicação. O data center Tier III atua de forma ininterrupta, proporcionando maior segurança e alta disponibilidade à rede. Essas características são fundamentais para o atendimento das novas demandas de conexão, que envolvem o acesso às plataformas de streaming e a troca de informações em tempo real, como as videochamadas e transmissões ao vivo.

Para os provedores, a parceria com a Piauí Conectado trará ganhos significativos na qualidade do serviço ofertado, possibilitando às empresas a expansão dos serviços para outras regiões do Piauí . “O aumento da eficiência e desenvolvimento tecnológico vão possibilitar às empresas a oferta de novos serviços informatizados para seus clientes”, pontua o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI/PI), Antônio Torres.

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada com o Governo do Estado para modernizar a comunicação do Piauí e levar soluções através da tecnologia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES