mais

Piauí Conectado coloca o Estado como o que mais cresce em conexão

Internet de qualidade e alta velocidade são a marca da Piauí Conectado, uma PPP do Piauí que está transformando o acesso à internet no território.

A Piauí Conectado é um importante serviço público para a população. A partir de uma parceria público-privada (PPP), o Estado maximizou o acesso à conexão de alta velocidade. Tanto que hoje o Piauí é o território que mais cresce em banda larga do Nordeste, segundo levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)

O Piauí, segundo levantamento da Anatel, de 9 de março de 2021, foi o estado que apresentou a maior taxa de crescimento de acesso de banda larga fixa por 100 habitantes em todos os Estados da região Nordeste, passando de 21,34 para 26,26 acessos/100 hab, o que lhe garantiu ultrapassar o Estado da Bahia, situando-se na quinta posição de estado mais conectado do Nordeste. 

Os chamados Pontos de Acesso Público (PAPs) são fundamentais nesse processo. Na Praça Honório Santos, em São João do Piauí, a terra da uva, muita gente aproveita o ponto de wi-fi livre “Piauí Conect”. Luís Luli, cantor e artista da terra, é um dos beneficiados. “É um projeto bacana e visionário, futurista mesmo, que vai ajudar muito na nossa cultura. Muitos jovens vêm do interior para o Centro para se conectar à rede”, revela. 

PAP em Barras (PI). Crédito: Divulgação.PAP em Barras (PI). Crédito: Divulgação.

O artista ressalta que a conexão permite fazer lives dos eventos realizados na praça, com a transmissão ao vivo em razão da pandemia. “Os artistas utilizam da plataforma quando fazemos eventos na pracinha. Isso ajuda até nos bastidores. O artista desconectado nestes tempos está apagado, então até lives nós conseguimos fazer nas redes sociais”, acrescenta. 

Já Abdoral Alves dos Santos, morador de Amarante, sente a diferença em ter internet livre a todo o tempo para ficar informado. “Eu uso a internet da Piauí Conectado todos os dias. O sinal é muito bom, então venho até à praça para fazer pesquisas, por exemplo. Então sempre estou por aqui na praça. Isso tem me ajudado muito quando quero saber de alguma informação. Esses pontos de acesso são fundamentais para o pessoal da cidade, porque nem todo mundo tem condição de pagar”, acrescenta. 

CONFIRA A LISTA COMPLETA DE PAPS DE WI-FI GRATUITO PELO PIAUÍ

O ponto levantado por Abdoral é importante, afinal, a comunicação é considerada um direito fundamental dos seres humanos. E a internet é o principal meio para ter acesso à educação, serviços de saúde, cidadania e até mesmo segurança pública. Pensando nisso, a Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI) fez um replanejamento de finanças para deixar de contratar pontos de internet individuais para os órgão e ter um serviço público de qualidade através de uma PPP. 

Melhorar a vida das pessoas

Para Viviane Moura, superintendente de PPP, o objetivo central é melhorar a qualidade de vida das pessoas. “A internet de alta velocidade possibilita levar a principal premissa da PPP Piauí: desenvolvimento para a população, e isso também depende de uma conexão de internet funcional e rápida”, afirma. 

Viviane Moura, superintendente de PPP. Crédito: Ascom/Suparc.Viviane Moura, superintendente de PPP. Crédito: Ascom/Suparc.

Emerson Silva, diretor-presidente da Superintendência da Piauí Conectado, reforça que garantir o acesso permite cidadania. “Esses pontos permitem acesso gratuito à internet de qualidade. É importante que a população piauiense conheça esse projeto e consiga acessar de uma forma segura. Muitas vezes tem o poste e a pessoa não sabe do benefício. Então neste momento de pandemia isso é fundamental, pois as pessoas estão cada vez mais precisando do suporte virtual e digital”, considera. 

Expansão 

A Piauí Conectado vai abraçar os 224 municípios piauienses com rede de fibra óptica de alta velocidade. O Conselho Gestor de Parcerias Público Privadas do Governo do Estado aprovou a expansão do Projeto Piauí Conectado para mais 103 municípios piauienses, integralizando o acesso em todo o território. 

Após a assinatura da Ordem de Serviço junto à Agência de Tecnologia da Informação (ATI), a Piauí Conectado iniciou em junho o processo de ativação dos 10 primeiros municípios, totalizando mais 114 mil habitantes beneficiados. Agora são mais de 2,6 milhões de pessoas com possibilidade de acesso. 

Estas obras fazem parte da segunda etapa do projeto Piauí Conectado e vão proporcionar às cidades beneficiadas estrutura de conexão de internet fibra óptica de qualidade e com menor custo ao Estado. Até 2022, todos os 224 municípios piauienses contarão com a tecnologia.

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail