Piauí Conectado dá início a curso de Cibersegurança

Área vem se expandindo e deve gerar milhões de empregos nos próximos anos.

Piauí Conectado dá início a curso de Cibersegurança | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a entrada em vigor em agosto da lei 13.709/18, conhecida por Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o impacto da pandemia do coronavírus e os diversos ataques hackers que afetam empresas públicas e privadas. Investir em um conjunto eficaz de medidas de cibersegurança é importante para combater essas ameaças virtuais, protegendo os canais digitais da empresa e prevenindo problemas que possam comprometer as atividades e sucesso da organização. Com isso o mercado deverá gerar 3,5 milhões de empregos na área de cibersegurança no mundo inteiro, até o fim de 2022. 

Um grande desafio para a área é a pouca oferta de profissionais qualificados para o trabalho.  Pensando em atender à crescente demanda por profissionais e estimular a empregabilidade, a Piauí Conectado, em parceria com a Cisco Networking Academy, está realizando um curso de capacitação profissional em segurança digital. O curso é totalmente on-line e gratuito e aberto ao público em geral.  

Piauí Conectado dá início a curso de Cibersegurança

O Learn-A-Thon é uma maratona de conhecimento em Cibersegurança com o objetivo de motivar mais estudantes a acelerarem o processo de aprendizado e participarem de uma jornada de profissionalização neste segmento. Na 2ª fase, a Cisco selecionará 1300 alunos que receberão bolsas para participar dos cursos profissionalizantes e na 3ª fase a academia busca estimular a inserção dos melhores alunos com oportunidades no mercado de trabalho. 

Jeferson de Sousa Carvalho soube do curso através das redes sociais da Piaui Conectado e se interessou em participar. “Como eu já trabalho com telecomunicações e estou sempre buscando me qualificar mais, quando soube do curso já me interessei de cara e como o mercado está carente de pessoas especializadas e eu quero me desenvolver muito mais nesta área”, conta.  

A maratona teve início no dia 10 de março e segue até dia 31 e as inscrições podem ser feitas no site da Piauí Conectado. Segundo Charlene Queiroz, a coordenadora da Cisco Academy, a maratona foi pensada para qualificar em uma área que é crescente e com o objetivo de encaminhar essas pessoas ao mercado de trabalho. “O campo da cibersegurança é vasto e interdisciplinar, abrangendo competências diversificadas na área tecnológica. A falta de mão de obra qualificada já está sendo sentida e tende a se agravar, por isso é importante iniciativas como essa de investir em qualificação profissional em uma área que tem se expandido e gerado novas vagas de emprego”, pontua. 

A Piauí Conectado possui contrato na modalidade de Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado, através da Agência de Tecnologia da Informação do Estado (ATI/PI) e da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc).  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES