Piauí confirma primeiro caso de Flurona na cidade de Parnaíba, diz Sesapi

A mulher, que possui comorbidades, apresentou sintomas gripais leves, como febre, dor de cabeça e no corpo

Piauí confirma primeiro caso de Flurona na cidade de Parnaíba, diz Sesapi | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Laboratório Central do Estado (Lacen-PI) confirmou nesta quinta-feira (27),  o primeiro caso de infecção simultânea pelos vírus influenza e coronavírus. A identificação da dupla contaminação foi observada em uma mulher de 84 anos, moradora de Parnaíba.

A mulher, que possui comorbidades, apresentou sintomas gripais leves – como febre, dor de cabeça e no corpo – precisou de hospitalização em leito clínico, no HEDA, mas já teve alta. Ela possui comorbidades e o resultado confirmatório do teste RT-PCR saiu nesta quinta. O Lacen informou que o vírus influenza detectado na paciente é o H3N2. 

O Lacen informou que o vírus influenza detectado na paciente é o H3N2 - Foto: Reprodução

A chamada flurona é a dupla contaminação que ocorre quando dois testes - para gripe e covid-19 - dão positivo. O termo foi criado a partir da palavra "flu" (gripe, em inglês) e "rona" (de coronavírus).  Como os sintomas da covid e da gripe influenza são semelhantes, só mesmo um exame de laboratório especifico pode confirmar a coinfecção pelos dois vírus.

“Por causa da semelhança dos sintomas, as duas infecções podem ser inicialmente confundidas. A única forma de identificar a flurona é fazendo os testes para Covid-19 e influenza”, afirma Herlon Guimarães, superintendente de Atenção à Saúde. Ele destaca que a  imunização contra a Influenza e a  Covid-19, são eficazes para a doença e suas formas mais graves.

Além disso, é preciso seguir as demais medidas de proteção contra o vírus, como uso de máscara de proteção, higienização constante das mãos, distanciamento e, se preciso, isolamento social.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES