Piauí contará com 5 novas estações para monitorar tremores de terra

Proposta é coletar dados e emitir relatórios para nortear autoridades locais e sociedade em geral na prevenção de desastres.

Estação sismológica em Jaicós | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN) e Prefeituras permitiu a aquisição e implantação de cinco estações sismográficas para monitoramento de tremores de terra em território piauiense. 

A proposta, segundo o secretário José Augusto, é coletar dados e emitir relatórios para nortear autoridades locais e sociedade em geral na prevenção de desastres.

Em operação fixa há 11 anos e integrante da Rede Sismográfica Brasileira, a primeira estação implantada no Piauí foi em Pedro II. No mês passado, foram instaladas unidades provisórias em Floriano, Gilbués, Jaicós e São Raimundo Nonato, inseridas no projeto de expansão da rede e estudo de bacias na região Nordeste.

Estação sismográfica em Gilbués (Divulgação)

Primeira coleta de dados das novas  nidades está prevista para abril

Segundo o geofísico do Labsis/UFR, Eduardo Meneses, a parceria com a Sedec e prefeituras viabiliza a permanência das novas estações sismográficas no Estado. “A nossa intenção é ampliar a cobertura em uma área que não existia monitoramento no Piauí. O projeto inicial tem previsão para que as unidades implantadas em 2022 operem por um ano, mas nosso diálogo com os demais entes é justamente para que tenhamos apoio para ampliar esse prazo”, explica.

A primeira coleta de dados das novas unidades piauienses está prevista para abril deste ano. “Essas informações serão incluídas em nosso banco e no processamento de localização dos epicentros dos tremores que venham ocorrer no período. Até o momento, o Piauí não apresenta tremores de terra significativos, mas ao ampliarmos essa cobertura, conheceremos melhor todas as áreas de falhas ativas no país e ainda geramos novos dados”, relata Eduardo Meneses.

O secretário da Sedec, José Augusto Nunes, garante manter o diálogo com as defesas civis municipais para viabilizar a continuidade do projeto no Piauí. “Agradecemos a iniciativa do Labsis/UFRN e temos alinhado com os prefeitos a manutenção dos custos dessas estações, sobretudo com pontos de internet para gerar os relatórios. Desta forma, iremos saber mais sobre o comportamento das áreas que sofrem abalos sísmicos, além de orientar a população destas regiões para evitar desastres”, avalia o gestor.

Funcionamento da estação sismográfica

A estação sismográfica é composta por um sensor que monitora a frequência da vibração do solo, registrador digital, bateria, GPS, placa solar e controlador de carga. Os dados gerados ficam armazenados em cartões de memória locais ou enviados via link pela internet.

Como são altamente sensíveis, as unidades são preferencialmente instaladas em regiões de baixo nível de ruídos, como sítios e fazendas, distante de rodovias movimentadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES