Piauí continua com aumento de casos de dengue e chikungunya, alerta Sesapi

Os municípios com maior incidência são: Novo Santo Antônio; Wall Ferraz; Massapê do Piauí; Antônio Almeida e Patos do Piauí

Piauí continua com aumento de casos de dengue e chikungunya, alerta Sesapi | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou nesta quarta-feira (10) os dados do novo boletim epidemiológico das arboviroses. De acordo com o levantamento de dados referente à 31ª Semana Epidemiológica do ano de 2022, o estado do Piauí apresentou um aumento de 706,3% dos casos notificados de dengue em relação ao mesmo período de 2021. São 22.303 casos prováveis notificados em 207 municípios do estado ao longo das 31 semanas epidemiológicas do ano em comparação aos 2.766 casos notificados em 101 municípios durante o ano de 2021 no mesmo período.

De acordo com Supervisor de Entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar os registros de dengue chamam a atenção pelo aumento em relação ao mesmo período do ano passado, mas que já é possível perceber uma mudança com o passar das semanas.

O aumento é chamativo em relação ao ano passado, no entanto, quando analisamos os dados que estamos recebendo dos nossos municípios em 2022, percebemos que desde a 17ª Semana Epidemiológica, estamos tendo uma redução no número de notificações a cada semana. Obviamente, a redução não significa que podemos deixar de nos preocuparmos. A Sesapi continuará com o trabalho conjunto ao município e a população deve continuar nos ajudando no enfrentamento ao mosquito vetor da doença”, explica o supervisor de entomologia.

Piauí continua com aumento de casos de dengue e chikungunya, alerta Sesapi - Foto: Ascom

Ainda segundo o boletim, os municípios com maior incidência desde a primeira semana epidemiológica são: Novo Santo Antônio; Wall Ferraz; Massapê do Piauí; Antônio Almeida e Patos do Piauí. Atualmente, o estado já apresenta 12 óbitos por dengue em 04 municípios ao longo das 31 semanas epidemiológicas de 2022.

Em relação ao Zika Vírus, os dados do boletim epidemiológico mostram que o estado apresentou redução de 15,4% em relação ao mesmo período de 2021 no número de casos notificados. São 11 casos notificados em 04 municípios em 2022 em comparação a 13 notificações de 07 municípios em 2021. O estado não registrou óbitos pela doença em 2021 ou 2022.

O boletim apresenta ainda os dados atualizados sobre Chikungunya dentro do estado ao longo das 31 semanas epidemiológicas do ano. Os dados demonstram que o estado apresenta um aumento de 4.101% nos casos notificados da doença em relação ao mesmo período do ano passado. São 8.108 notificações de casos em 141 municípios em 2022 contra 193 notificações em 26 municípios durante o mesmo período de 2021.

O estado já apresenta três óbitos por chikungunya em 2022, nos municípios de Teresina e Jaicós. Os últimos registros de óbitos pela doença foram feitos em 2018, quando foram registrados 06 óbitos em 06 municípios.

O secretário de estado da saúde, Neris Júnior, explica que a secretaria se mantém vigilante e não vem medindo esforços para trabalhar junto aos municípios pela redução de casos. No entanto, ele reforça que a ajuda da população é essencial para que os resultados sejam mais facilmente observados.

“Nós estamos trabalhando mantendo contato constante com os municípios para traçarmos estratégias de redução de casos. Nós já falamos isso e voltamos a reforçar. “É essencial que a população trabalhe junto das nossas ações para que cada município apresente uma redução de casos. Evitar o surgimento de criadouros do mosquito é a melhor forma de evitar novos casos tanto de dengue como chikungunya”, diz o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES