Piauí dá início a audiências públicas para elaboração da Lei Orçamentária

As audiências específicas para cada um dos doze territórios serão realizadas até o dia 9 de agosto.

ry | dry
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (2), o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), deu início às audiências públicas para Revisão do Plano Plurianual 2020-2023 (PPA) e contribuições para a Elaboração da Lei Orçamentária Anual 2022 (LOA). As audiências específicas para cada um dos doze territórios serão realizadas até o dia 9 de agosto.

A Revisão do PPA 2020-2023, realizada estrategicamente de forma participativa com todas as setoriais do governo, é uma das etapas do ciclo de gestão do planejamento, que visa fortalecer o processo de elaboração, execução, acompanhamento e avaliação das políticas públicas. O propósito é incentivar e consolidar a cultura de avaliação dentro da administração e estabelecer as novas prioridades e metas do Governo, culminando nas audiências públicas com os conselhos territoriais.

Após essa etapa, vem a fase da Lei Orçamentária Anual 2022 (LOA), em que se concretiza o planejamento do PPA, a partir da definição do orçamento que as setoriais terão para executar suas ações. Com as propostas orçamentárias alinhadas ao Anexo de Metas e Prioridades da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e à Revisão do PPA, a Seplan consolida-as e configura o Projeto da LOA 2022 para avaliação da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí.

Piauí dá início a audiências públicas para elaboração da Lei Orçamentária (Foto: Ccom)

O PPA contará com recursos de aproximadamente R$1,3 bilhões. “Esses recursos se somam também a operações de créditos e recursos do Fundef, parcerias com a bancada e governo federal, garantindo assim um ambiente para atração de investimentos, para gerar emprego e renda. O Piauí é o estado do nordeste que teve um dos melhores resultados na geração de empregos e queremos seguir apoiando quem mais precisa e atraindo investimentos para que possamos ter mais qualidade de vida e desenvolvimento. Temos um grande desafio pela frente e queremos priorizar o social”, afirmou o governador Wellington Dias.

De acordo com a secretária de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, o PPA é um forte instrumento de exercício da cidadania por ser um momento em que a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada participam do processo de discussão dos rumos do desenvolvimento do estado. “O PPA foi elaborado em 2019 e tem ações previstas para 2020 a 2023. Por lei, ele precisa ser revisado a cada dois anos e como tivemos o advento da pandemia, crise econômica e limitação da realização das ações, é urgente essa revisão e é muito importante a participação dos representantes dos conselheiros e dos técnicos das setoriais para que possamos definir as prioridades a partir da realidade que estamos vivendo hoje”, disse a gestora.

Para a vice-governadora, Regina Sousa, a revisão do PPA se faz necessária para redirecionar os recursos, tendo em vista os gastos extras com a pandemia. “O PPA é o manual de instrução de qualquer gestor. É um instrumento de acompanhamento, mas tivemos o incidente da pandemia, então os gastos com saúde, por exemplo, cresceram muito. A revisão se faz necessária para redirecionar os recursos e a participação da sociedade é de suma importância para que possamos nos organizar de maneira coletiva, já que o PPA também é feito de forma coletiva”, pontuou.

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) também participará de forma ativa da revisão do PPA. “A participação da APPM é fundamental porque envolve o orçamento participativo. Como estamos falando da elaboração da LOA, é preciso ouvir cada região. São doze territórios de desenvolvimento e os municípios vão participar para mostrar as suas demandas, as suas necessidades. Vamos conclamar os gestores e gestoras de todos os municípios para participarem das plenárias que ocorrerão de forma virtual, então todos poderão estar presentes”, disse o presidente da APPM, Paulo César.

Piauí dá início a audiências públicas para elaboração da Lei Orçamentária (Foto: Ccom)

A solenidade de abertura das audiências públicas também contou com a presença do secretário de Estado da Fazenda e coordenador do PRO Piauí, Rafael Fontelles. “O PPA é um importante instrumento de planejamento do orçamento público, ainda mais com o advento da pandemia, que mudou radicalmente a questão das receitas e das prioridades, portanto a revisão, que também vai servir para a Lei Orçamentária Anual, é fundamental para tornar o planejamento realmente territorial e participativo, que é umas das marcas da gestão do governador Wellington Dias”, comentou.

Cronograma das Audiências Públicas Territoriais

Dia 02/08

08h30 – Abertura Oficial

10h30 – Audiência Pública com Planície Litorânea

14h30 – Audiência Pública com Chapada das Mangabeiras

Dia 03/08

09h – Audiência Pública com Cocais

14h30 – Audiência Pública com Entre Rios

Dia 04/08

09h – Audiência Pública com Carnaubais

14h30 – Audiência Pública com Vale do Sambito

Dia 05/08

09h – Audiência Pública com Vale do Canindé

14h30 – Audiência Pública com Vale do Rio Guaribas

Dia 06/08

09h – Audiência Pública com Chapada Vale do Rio Itaim

14h30 – Audiência Pública com Serra da Capivara

Dia 09/08

09h – Audiência Pública com Vale dos Rios Piauí e Itaueira

14h30 – Audiência Pública com Tabuleiros do Alto Parnaíba

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES