Piauí é destaque em expedição nacional sobre as origens do Brasil

Site de viagens cruza a Serra da Capivara para lançar projeto que investiga o passado do país

Serra da Capivara | Felipe Abreu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Resgatar a história dos muitos povos que habitaram o território brasileiro antes do desembarque dos conquistadores portugueses. Esse é o objetivo do projeto Origens BR, idealizado pelo site de viagens 360meridianos.com, que levará, ao longo de todo o ano, equipes de jornalistas e fotógrafos aos rincões do Brasil para investigar detalhes da história e da pré-história do território que há 500 anos começou a formar o nosso país.

A equipe visitará sítios arqueológicos em oito estados e o local escolhido para lançar a expedição foi a Serra da Capivara, no Piauí, um Patrimônio Mundial segundo a Unesco. No começo de abril, o 360meridianos passou pelos sítios mais famosos do Parque Nacional e entrevistou a arqueóloga Niède Guidon e vários moradores de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e da Comunidade Novo Zabelê.

O material coletado vai virar uma série de reportagens em vídeos e textos que serão publicados no site e em outros importantes veículos da imprensa nacional.  “Essa região tem ótima infraestrutura e deveria ser tão conhecida pelos turistas quanto o litoral do Nordeste, afinal o que existe ali é algo único no mundo”, comenta o jornalista Rafael Sette Câmara, um dos fundadores do site e idealizador do projeto. “Por seu alto nível, o recém inaugurado Museu da Natureza, por exemplo, tem riqueza natural e arquitetônica suficientes para ser destaque em qualquer capital do mundo, mas fica no sertão, guardando os tesouros que são escavados na Serra da Capivara”, completa.

A missão de resgatar a história dos vários povos que já habitaram o território brasileiro veio das viagens do jornalista por países latinos que valorizam seu passado pré-colombiano, tema que é frequentemente ignorado no turismo nacional. “Queremos mostrar as curiosidades de um Brasil habitado há milhares de anos e escolhemos começar pelo Piauí devido às descobertas feitas no estado e ao riquíssimo patrimônio da Serra da Capivara”, explica o jornalista.

Já estão no ar os conteúdos sobre a  importância histórica dos sítios arqueológicos da Serra da Capivara e um guia de viagem com dicas para organizar as férias nessa parte do Piauí. O site planeja também levar seus leitores para a Serra da Capivara, unindo o Origens BR com outro projeto, o Expedição 360, em que os jornalistas do 360meridianos viajam junto com o seu público. “O interior do Piauí tem tudo a ver com nossa proposta, que é estimular viagens diferentes, de turismo sustentável e de base comunitária”, conclui Sette Câmara. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES