Piauí é estado do Nordeste com menor índice de crimes violentos

Os dados são do Monitor da Violência. Estado apresentou redução de 5,8% nos registros em relação a 2017

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com os dados do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Piauí é o estado do Nordeste com o menor indice de crimes violentos por cada 100 mil habitante. Em Dezembro de 2018,  o Piauí atingiu a média de 1,7 casos por 100 mil/hab ; menos da metade do primeiro colocado da região, o Ceará, que teve um índice no mesmo mês de 3,6 casos por 100 mil/hab. Além disso, os dados ainda representam  uma redução em relação ao ano de 2017, onde houve uma queda de 6% na quantidade de crimes registrados.

Em 2017 o estado registrou 650 mortes violentas, já em 2018 foram 612, representando uma queda de 5,8% nos registros. Os números incluem homicídios doloso, lesões corporais seguidas de morte e latrocínio, porém registros por atividades policiais não são consierados. Pernambuco foi o Estado do País que apresentou a maior redução em relação ao ano de 2017, uma queda de 23% nos registros. Nenhum dos estados do Nordeste apresentaram crescimento no número de crimes violentos.

No total, os dados que se baseiam em registros oficiais dos 26 estados mais o Distrito Federal apontam que apenas 3 unidades federativas tiveram crescimento nos registros. Amapá registrou aumento de 10% no número de casos; Tocantins 43% e por fim Roraima com 54%.

No geral, o monitor apontou que o Brasil teve uma redução de 13% no número de mortes violentas. Em 2017 os números apontaram 59.128 mortes violentas pelo país, o último levantamento, referente a 2018, apontou que o Brasil teve 51.589. Mesmo com a redução ainda existe uma média de 24,7 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, considerada elevada pelos responsáveis pela pesquisa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES