Piauí é o 1º estado a criar política de educação profissional e tecnológica

A Legislação visa desenvolver programas educacionais inovadores que promovam efetivamente a qualificação profissional dos estudantes.

Piauí é o 1º estado a criar política de educação profissional e tecnológica | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Governadora Regina Sousa sancionou a Lei que cria a Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (PEEPT), a primeira no Brasil. A legislação apresenta diretrizes e normas que irão orientar as ações já em andamento e fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede estadual, além de desenvolver programas educacionais inovadores que promovam a qualificação profissional dos estudantes para o mundo do trabalho, bem como a ampliação da oferta.

A lei irá incidir em cinco principais pontos: assistência estudantil, como criação de bolsas para estágio e aprendizagem profissional durante os cursos, ampliar oportunidades de contratação de professores, com o reconhecimento do notório saber, promover a seleção de servidores públicos efetivos para atuar na modalidade de ensino, possibilitar a criação de programas estaduais de EPT e fomentar parcerias.

Piauí é o 1º estado a criar política de educação profissional e tecnológica (Foto: Divulgação / Ascom)PROJETO

O projeto vai integrar as diferentes formas de educação ao trabalho, ciência e tecnologia; expandir e democratizar o acesso a EPT; oferecer formações profissionais em sintonia com os anseios das juventudes e de acordo com o perfil socioeconômico do território; integrar instituições, programas, projetos e ações de formação profissional no Estado; estimular a articulação entre a política de educação profissional e de geração de trabalho, emprego e renda; entre outras ações que irão ampliar as oportunidades de formação qualificada para os jovens, a fim de contribuir com seus projetos de vida e inserção digna no mundo do trabalho.

Para o secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, a lei é um marco para a Educação Profissional e Tecnológica do Estado. “Ela explana os fundamentos e objetivos da Educação Profissional e Técnica (EPT) da rede estadual, com vistas para o incentivo ao acesso ao mercado de trabalho e apoio estudantil. A Lei regulamenta a aprendizagem, o estágio remunerado, o incentivo à pesquisa e a possibilidade de financiamento de egressos para o primeiro emprego. Então, todas as ações que nós tínhamos, as ideias, elas hoje podem ser legalmente executadas, desde que haja aí o interesse do Estado e orçamento,” disse o secretário.

Para Maria Claudia Lopes da Silva, gerente de Implementação e Desenvolvimento do Itaú Educação e Trabalho, parceiro da Seduc na implementação da Educação Profissional e Tecnológica no Estado, com consultoria técnica, a legislação será uma referência para o restante do país. “O Piauí é um estado referência em EPT no Brasil, com o maior número de vagas ofertadas. E mais uma vez os piauienses são pioneiros ao criar Política Estadual de EPT, um mecanismo a mais de proteção da educação profissional e tecnológica e para a garantia de desenvolvimento do ensino profissionalizante com qualidade”, afirma.

Ela destaca, ainda, que a legislação é fundamental para ampliar as oportunidades das juventudes do Piauí. Isso porque a Educação Profissional e Tecnológica é uma modalidade de ensino moderna, inclusiva e atualizada, que contribui para uma inserção digna no mundo do trabalho, facilita a transição da vida escolar para a vida profissional e estimula a continuidade dos estudos. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES