Piauí é o maior produtor de pó de carnaúba do Brasil, diz IBGE

Além do Piauí, apenas Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba registraram produção do pó no ano passado

Piauí é o maior produtor de pó de carnaúba do país | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com produção de 10,8 mil toneladas de pó de carnaúba em 2020, o Piauí permanece como o maior produtor do país. Desde 1998, o estado se mantém na liderança da produção de pó de carnaúba, conforme a Pesquisa do Extrativismo Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2020, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além do Piauí, apenas Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba registraram produção do pó no ano passado. 

Além do Piauí, apenas Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba registraram produção do pó no ano passado - Foto: Reprodução Conexão Planeta 

Sozinho, o Piauí gerou mais da metade (55,5%) da produção total de pó de carnaúba do país, que atingiu 19,4 mil toneladas em 2020. O montante obtido com o produto no estado, cerca de R$ 133 milhões, equivale a 56,6% do valor total gerado no Brasil. O país alcançou R$ 235 milhões com a extração do pó de carnaúba no ano passado.

Apesar do Piauí ser o estado com maior produção do país, as três cidades com maior volume são do Ceará. Os municípios cearenses de Granja, Camocim e Coreaú ocupam as primeiras posições quanto à quantidade de pó de carnaúba produzida em 2020. Na quarta posição vem o município piauiense de Piracuruca, seguido por Piripiri em quinto lugar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES