Piauí é o primeiro a implantar o Brasil Profissionalizado

O plano foi apresentado ao governador Wellington Dias pelo diretor de Articulação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piau? ser? o primeiro Estado do Brasil a implantar o programa Brasil Profissionalizado, do Minist?rio da Educa??o (MEC), que consiste na forma??o profissional e especializada em todo o Pa?s, com investimentos na ?rea de gest?o, em pr?ticas pedag?gicas e na avalia??o, forma??o de professores e em infra-estrutura.

O plano foi apresentado ao governador Wellington Dias pelo diretor de Articula??o e Projetos Especiais do MEC, Irineu M?rio Colombo; e o coordenador da Secretaria de Educa??o Profissional do MEC, Roberto Lunelli. Na ocasi?o, o governador enfatizou a import?ncia da educa??o profissional e disse que a meta ? formar o cidad?o com especializa??o, conforme as exig?ncias do mercado de trabalho, formando n?o somente para o trabalho, mas tamb?m para o empreendedorismo.

Segundo Irineu Colombo, at? o ano de 2011, ser?o investidos R$ 900 milh?es no programa Brasil Profissionalizado, que j? est? no or?amento, e esse valor pode ser acrescido atrav?s de emendas parlamentares.

O programa vai financiar a?es no Estado no que diz respeito ? reforma e ? adequa??o de escolas, ? compra de equipamentos de laborat?rios profissionais, ao acervo bibliogr?fico e ? forma??o de professores.

No Piau?, o programa ? coordenado pelo diretor da Unidade de Educa??o Profissional da Secretaria da Educa??o e Cultura (Seduc), professor Marc?lio Gon?alves. Nessa sexta-feira, 11, a Seduc ter? o diagn?stico da realidade de educa??o profissional do Estado e o plano de recursos financeiros para implanta??o do programa, que vai ocorrer no segundo semestre deste ano e atender, at? o ano 2011, 50 escolas localizadas em cidades-p?los com abrang?ncia nos 223 munic?pios. Haver? um total de 35 mil matr?culas.

Os cursos a serem oferecidos nos p?los ser?o sugeridos conforme os arranjos produtivos locais. Para isso, est? sendo feito o mapeamento dos territ?rios de desenvolvimento, com an?lise das potencialidades de cada regi?o para a implanta??o de cursos espec?ficos em cada ?rea. Esse estudo est? sendo realizado pela Seduc, em parceria com a Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do S?o Francisco e Parna?ba (Codevasf) e Funda??o Centro de Pesquisas Econ?micas e Sociais do Piau? (Cepro).

?O programa Brasil Profissionalizado ? um plano de educa??o profissional, que visa ? forma??o e qualifica??o de m?o-de-obra para atender o mercado de trabalho emergente?, informa professor Marc?lio Gon?alves.

Segundo Roberto Lunelli, o Brasil Profissionalizado ? um programa do Governo Federal para execu??o nos Estados. ?O Piau? ? o primeiro Estado a implantar o programa oficialmente?, afirma, esclarecendo, ainda, que at? esta sexta-feira, os t?cnicos da Seduc e do MEC v?o concluir levantamento sobre a realidade da educa??o profissional e tecnol?gica do Piau?, apontando a demanda de cursos, as necessidades de amplia??o, a infra-estrutura, capacita??o de professores, funcion?rios e gestores. Feito esse planejamento, o projeto ser? enviado para o MEC, que far? uma pr?-an?lise e, em seguida, em um encontro com representantes do minist?rio e da Seduc, apontar? poss?veis adequa?es e a sua aprova??o.

?Nossa previs?o ? de que, no primeiro semestre, o projeto seja analisado e apreciado, e as aulas devem se iniciar no segundo semestre?, informa Roberto Lunelli, acrescentando que, em raz?o da organiza??o e planejamento da equipe comandada no Piau? por Marc?lio Gon?alves, o programa est? bem definido e adiantado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES