Piauí é o quarto do Nordeste em geração de empregos

Esse é o segundo ano consecutivo que o estado tem saldo positivo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é o 4º estado do ranking do Nordeste com maior saldo de empregos formais gerados em 2018. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que figura o resultado como o mais positivo desde 2014. No ano passado, o Piauí obteve saldo positivo de 5.662 empregos, número superior a 2017 quando o saldo foi de (+4.540), o que corresponde a mais contratações com carteira assinada do que demissões nos últimos dois anos.

Com o resultado no Caged, o Piauí se colocou em 4º lugar do ranking do Nordeste, atrás da Bahia (+28,6 mil), do Ceará (+23 mil) e do Maranhão (9.649). Para o diretor de Intermediação do Sistema Nacional de Empregos (Sine) do Piauí, Naliano de Neiva, o resultado positivo se dá em detrimento das políticas públicas do governo que têm facilitado a instalação no estado de empresas nacionais e internacionais.

“As empresas estão investindo tanto na capital quanto no interior. As áreas do comércio e agropecuária junto ao agronegócio estão entre as de maior destaque. Nós fizemos uma seleção muito grande na área da energia eólica na região de Gilbués e São Gonçalo do Gurguéia, onde estão sendo empregadas mais de 2 mil pessoas e temos uma nova seleção prevista para fevereiro, em Queimada Nova, também na área de energias renováveis”, informou Naliano.

O diretor do Sine explica que toda vez que uma pessoa é empregada com carteira assinada no Piauí é feito o registro nacional no Caged.  Além da agropecuária e comércio, as áreas da construção civil, do transporte e da indústria têxtil também são responsáveis pela abertura de postos de trabalho. Naliano também ressalta que a contratação formal tem se descentralizado no estado, além de Teresina, outras cidades têm sido polos de emprego, dentre elas União, Gilbués, São Gonçalo do Gurguéia e São João do Piauí.

O Sine, que é vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), possui equipes de segunda a sexta-feira que trabalham na captação de vagas. Para ter acesso a oportunidades de trabalho formal, o interessado pode se cadastrar e acompanhar gratuitamente pelo www.sine.pi.gov.br ou baixar o aplicativo para smartphones Atende Sine Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES