Piauí é o quarto estado do Nordeste com maior número de focos de queimadas

Em todo o Brasil, existem hoje 1.958 focos de queimadas

Piauí é o quarto estado do Nordeste com maior número de focos de queimadas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piau? come?ou a semana com 142 focos de queimadas, caindo para quarto lugar na regi?o Nordeste. As informa?es s?o do Centro de Previs?o do Tempo e Estudos Clim?ticos (CPTEC), ?rg?o vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que monitora as queimadas em todo o Brasil.

Segundo o CPTEC, o estado que apresenta o maior n?mero de queimadas nesta segunda-feira (17) ? o Maranh?o, com 738 focos, seguido da Bahia, com 433, e do Cear?, com 221. Em todo o Brasil, existem hoje 1.958 focos de queimadas.

Este ano, o CPTEC registra um aumento de 36% no n?mero que queimadas no Piau? em rela??o ao mesmo per?odo do ano passado, quando foram registrados 3.896 focos. O menor n?mero de queimadas no Estado foi registrado em 2006, quando foram registrados 3.296 focos. O maior n?mero ocorreu em 2004, com 9.372.

As queimadas s?o mais freq?entes no per?odo que vai de maio a dezembro, dependendo da regi?o do pa?s. Elas s?o feitas para limpar a terra e prepar?-la para o plantio, mas tamb?m oferecem v?rios impactos negativos, tanto para o produtor como para quem vive pr?ximo ?s ?reas onde elas ocorrem.

Segundo especialistas, o agricultor que usa a queimada para sua planta??o acaba tendo um benef?cio imediato, mas com um conseq?ente preju?zo a m?dio e longo prazo. Ap?s a queimada, o produtor tem um ano ou dois anos de boa produtividade, j? que o processo acaba concentrando alguns nutrientes importantes para a planta??o como o f?sforo. Mas, nos anos seguintes, fica constatada uma perda excessiva dos nutrientes.

Pesquisa da Embrapa mostra que, em sete anos, s?o perdidos 96% de nitrog?nio, 76% de enxofre, 47% de f?sforo, 48% de pot?ssio, 35% de c?lcio, e 40% de magn?sio em uma capoeira, nome dado ? ?rea queimada ap?s a colheita.

Para tentar recuperar essas perdas, o agricultor deve deixar a ?rea que foi plantada descansando. Com esse repouso, surge uma nova vegeta??o que trar? uma certa reposi??o dos nutrientes perdidos. Outro problema das queimadas ? que elas s?o uma porta aberta para a propaga??o de inc?ndios. Para evit?-los, ? necess?rio fazer uma queimada controlada.

Outro impacto negativo da queimada ? a polui??o atmosf?rica que ela provoca. Os cientistas apontam as queimadas como as respons?veis por cerca de 70% das emiss?es de g?s carb?nico do Brasil.

Al?m disso, os postos de sa?de e hospitais acabam recebendo muito mais pacientes com problemas como asma, bronquite e hipertens?o no per?odo das queimadas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES