Piauí é o segundo estado do Nordeste em focos de queimadas; Maranhão em 1º

Em agosto, foram observados 1.659 focos e nos 10 primeiros dias de setembro, já foram contabilizados 803 focos no Piauí.

Queimadas no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é o segundo entre os estados do Nordeste a apresentar maior número de focos de queimadas em 2022Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), somente neste ano 3.613 focos foram registrados em território piauiense. Em primeiro lugar aparece o Maranhão com 9.197 focos e em terceiro, a Bahia, com 3.516.

Os dados do INPE apontam que em agosto, foram observados 1.659 focos e nos 10 primeiros dias de setembro, já foram contabilizados 803 focos no Piauí.

Focos de queimadas são registrados em maior número desde agosto | FOTO: ReproduçãoSomente entre sexta-feira (09) e sábado (10), foram identificados 59 focos no Piauí, mas o dia deste ano com maior número foi a terça-feira (6), quando detectou 222 focos ativos. Na última quinta-feira (8), foram 219 ocorrências, as duas maiores registradas neste mês.

Segundo o Boletim Hidrometeorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), municípios localizados nas regiões sudeste e sudoeste do Piauí têm registrado mais ocorrências de focos de calor, em razão da baixa umidade e das altas temperaturas. Isso significa que já registram temperaturas acima de 47 oC, ou seja, um foco de calor não é necessariamente um foco de fogo ou incêndio.

Uruçuí, por exemplo, registrou entre o dia 1º e 9 de setembro, 38 focos de calor, o que corresponde a 16,59% do total de focos identificados naquele período. Em seguida, aparece Sebastião Leal, com 15 focos e Floriano com 13.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES