Piauí é o único no Brasil que universalizou o Ensino Profissional Técnico

Por meio de uma intensa política pública, o Estado chega, em 2022, com a oferta de ensino técnico profissionalizante em todo o interior e na capital e com mais de 30 mil matrículas.

Piauí é o único no Brasil que universalizou o Ensino Profissional Técnico | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No começo dos anos 2000, o Piauí tinha a presença da Educação Profissional e Técnica (EPT) em apenas três dos 224 municípios, hoje existentes, de acordo com dados da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Por meio de uma intensa política pública, o Estado chega, em 2022, com a oferta de ensino técnico profissionalizante em todo o interior e na capital e com mais de 30 mil matrículas. Com as ações, como Certific Piauí, parcerias com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Itaú Educação e Trabalho, o Piauí fica como o primeiro em universalização do ensino técnico do país.

Piauí é o único estado brasileiro que universalizou o Ensino Profissional e Técnico (EPT) (Foto: Reprodução)Essa oferta é garantida com o ensino mediado por tecnologia e com a oferta, em escolas da rede estadual de ensino, de cursos que contribuem não apenas para expansão profissional, mas para a garantia de um maior desenvolvimento econômico e social do Piauí. Já no começo da expansão, em 2010, o Estado já tinha implantado, em 34 municípios, 43 Centros de Educação Profissional (CEEP) e possuía mais de 17 mil matrículas.

“Esse trabalho começou há muito tempo e segue a lógica do poder transformador da Educação na sociedade. O Piauí é um estado rico em oportunidades, mas era preciso investir nas pessoas e na capacidade delas de aprender uma profissão ainda na Educação Básica”, explicou Ellen Gera, secretário de estado da Educação.  

Leia Mais

Proporcionalmente, o Piauí é considerado o estado com maior percentual de população matriculada em cursos profissionalizantes do país. Esse dado é oficial e vem da Setec/MEC, que disse, ainda em 2019, que dos mais de 3 milhões de habitantes, cerca de 1,4% estava matriculado em um curso dessa modalidade, ficando acima de estados, como Rio Grande do Sul e Brasília, por exemplo, e acima da média nacional, que foi de 0,9%.

“É um dado proporcional à população de cada estado e reflete a realidade de investimentos ao longo dos anos. Temos muitas perspectivas boas sobre o investimento educacional e isso vem acontecendo no presente. Investir em Educação é um processo constante e os resultados das ações de políticas educacionais nem sempre aparecem de imediato, mas, sem dúvidas, refletirá em uma geração nova”, explicou o secretário.  

O Piauí busca, constantemente, novas parcerias para que a expansão da Educação Técnica Profissionalizante possa ser continuada e mais matrículas possam ser feitas. Com a contribuição da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Itaú Educação e Trabalho, o Estado tem planejado e executado um plano ainda maior de expansão da EPT com o novo ensino Médio, que traz os Itinerários Formativos (IF) na perspectiva de dar aos estudantes o poder de atuação na área desejada a seguir, abrangendo toda a rede de ensino, inclusive a Educação de Jovens e Adultos com o Ejatec.

“Nós pactuamos e revisamos a oferta desse ensino no começo de 2022, levando em consideração a realidade e necessidade de cada região. Também fizemos uma revisão dos planos de 53 cursos técnicos para a matriz do novo ensino Médio e trouxemos a oferta do curso de Telecomunicações, além de ações importantes, como o Certific. Ademais, incentivamos as empresas do Piauí a incluir essa mão de obra produtiva em suas logísticas de contratações. É importante lembrar que a expansão chega ao EJA para garantir que esse estudante tenha a oportunidade de se profissionalizar, também, no retorno à sala de aula”, disse Ellen.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES