Piauí é pioneiro na produção de macroalgas no Brasil

Produção é sustentável e tem compromisso com o meio ambiente e a vida marinha, se destacando pelo respeito à natureza

Macroalgas passam a ser cultivadas no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Lucrécio Arrais

O Piauí se destaca como pioneiro na produção de macroalgas no Brasil, no município de Cajueiro da Praia. O produto pode beneficiar desde a cultura de camarão até a agropecuária. Tudo isso em um contexto de respeito à natureza, onde a palavra final é sustentabilidade.

 Luiz Alberto Santos da Silva, empresário, produtor de macroalgas e presidente do Instituto Pró-Alga, que é o responsável pelo fomento do cultivo de algas no Brasil, explica que o Piauí é o território mais avançado na implantação de uma plataforma de produção deste insumo, que é praticamente o "agro do futuro".

Luiz Alberto diz que o cultivo das algas tem uma dupla função -Divulgação

"As algas são biofiltros dos sistemas de cultivo de camarão. Elas entregam para o ambiente uma quantidade de plânctons e fitoplânctons, diminuindo a necessidade de ração forçada. Isso permite a diminuição dos dejetos produzidos pelo camarão. É menos material fosfatado, menos nitrito na água. A alga faz o filtro, propicia vida e ainda alimenta o camarão", explica.

O processo diminui a quantidade de insumos utilizados para a produção, contribuindo para o meio ambiente com o chamado "crédito de carbono". 

"Para produzir um quilo de biomassa de animal, é preciso dar uma vez ou uma vez em meia o peso dele. Aqui em Cajueiro da Praia a gente usa pouca ração para produzir muito mais camarão, com menos poluição para o meio ambiente", acrescenta Luiz Alberto.

Cultivo leva a produção de bio insumos - Divulgação

Dupla função

O cultivo de algas tem uma dupla função. "A primeira é filtrar, mas também de minerar a salinidade do mar. Ela absorve macro e micronutrientes e conserva isso dentro dos tecidos. Depois, podemos usar na agricultura, produzindo bio insumos para nutrição animal e humana, além de fertilizantes orgânicos que podem ser usados na agricultura", revela. É um ganho de produtividade em escala. 

"A gente conserva os nutrientes na planta. Então, a extração desses compostos podem ser utilizadas de maneira direta na agricultura. Hoje somos dependentes da importação de fertilizantes. Com a guerra da Rússia contra a Ucrânia percebemos isso. E as algas são uma alternativa para o Brasil. E no Piauí estamos construindo isso de forma pioneira", reforça o produtor.

Algas permitem um maior aprovreitamento -Divulgação

Produção contribui para diminuir o efeito estufa

Luiz Alberto está fazendo a primeira Biorefinaria de Macroalgas do Brasil, com um grande potencial para a agricultura e para diminuir a dependência do país de fertilizantes, como o potássio. 

"Com essa atividade, que é ecologicamente correta, você pode fazer com que nossa agricultura seja de baixo carbono. Além de uma agropecuária com menos metano. Quando o gado consome esses compostos, ele emite até 74% menos gás metano durante o processo de ruminação. E no seu complexo haverá um melhor aproveitamento do alimento, ganhando mais peso", aponta. Alga é boa para o camarão, para a agricultura e para a agropecuária. 

"O projeto é um tripé economicamente sustentável, além de ecologicamente correto. O Piauí será pioneiro no desenvolvimento dessa nova tecnologia. Vamos transformar a macroalga em uma série de produtos que vai fazer uma nova cadeia industrial do nosso país, vinculado à economia azul. Isso vai passar, nos próximos anos, a ditar as normas de comércio internacional", adianta o empreendedor.

Cultivo de algas gera a crédito de carbono - reprodução

Respiração

A alga, além de tudo, produz 70% do oxigênio disponível para a respiração dos seres vivos. "Com o cultivo de algas, geramos crédito de carbono. Existe um movimento mundial para salvar o planeta e diminuir os efeitos do gás estufa. Existe um efeito visível nos oceanos, porque isso diminui a mortalidade dos corais. Nós diminuímos a acidez da água e aumentamos a longevidade deles", explica.

Um modelo de hospedagem 100% sustentável

Tatiana Johnsen e Denny Ottani tinham vontade de fazer um hostel com bioconstrução em Barra Grande, a paradisíaca vila de pescadores que também fica localizada no município de Cajueiro da Praia. O sonho se tornou realidade e, hoje, muitas pessoas buscam a experiência turística de passar uns dias por lá.

Projeto traz conceito de sustentabilidade - Divulgação

Meio ambiente

Para isso, eles contaram com o arquiteto Cesar Augusto da Costa, que já trabalha com este conceito de respeito ao meio ambiente. "Ele fez todo o projeto junto com a gente, então sentimos o terreno, sobre questão de sol e vento", conta Tatiana. O hostel tem muita taipa, hiperadobe e tijolo terra-palha. 

"Tudo isso usando a terra da região, o telhado é de palha de carnaúba. Também temos um telhado verde acima da cozinha. Toda a nossa permacultura é um ciclo. Queremos proporcionar aos hóspedes uma vivência com a permacultura", revela.

Instalações do espaço são todas sustentáveis - @carladeriva

Instalações sanitárias

A permacultura, que significa “cultura permanente”, é um sistema de planejamento de ambientes humanos sustentáveis que se utiliza de práticas agrícolas e sociais através de ferramentas como o design, por exemplo.

 Até mesmo as instalações sanitárias são sustentáveis. "Nossa fossa é feita através das bananeiras, evitando a contaminação do solo. A gente faz a reutilização da água. A água do chuveiro passa por um ciclo e é devolvida para a descarga das privadas ou para a natureza, para regar as plantas, por exemplo", acrescenta Tatiana Johnsen. Os hóspedes se encantam com o espaço. 

"Nós temos vários tipos de hóspedes. Mas muitos vêm sabendo da proposta, que é voltada para a sustentabilidade e ecologia. É um turismo de experiência. Também tem as pessoas que vêm porque é hostel. Além daqueles que nem sabiam que era assim e acabam se apaixonando", finaliza a empresária.

Tudo no local traz a proposta da sustentabilidade - Divulgação



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES