Piauí é terceiro do Nordeste com menor desigualdade racial

Em nível de Brasil, o Estado ocupa a 19º posição do ranking, ou a 9ª pior posição do levantamento.

O Piauí está em terceiro lugar no ranking do Nordeste entre os Estados com menor nível de desigualdade entre brancos e negros. | Anna Shvets
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí está em terceiro lugar no ranking do Nordeste entre os Estados com menor nível de desigualdade entre brancos e negros, com um índice de -0,373. O levantamento da Folha, chamado Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer),  mostra os níveis de desigualdade nas regiões brasileiras entre brancos e pretos/pardos. 

Em nível de Nordeste, o Piauí fica atrás na redução do nível de desigualdade social do Maranhão (1º) e Pernambuco (2º). Os Estados pontuaram -0,323 e -0,349, respectivamente. Em nível nacional, o Piauí tem a 19ª menor taxa de desigualdade, ou 9ª pior do Brasil.

O Piauí é o terceiro Estado do Nordeste com menor nível de desigualdade racial. Crédito: Anna Shvets.

O levantamento mostra que essa diferença é maior em Estados mais ricos. Nos quatro primeiros lugares em desigualdade estão São Paulo (-0,442), Amazonas (-0,421), Rio de Janeiro (-0,419) e Rio Grande do Sul (-0,406), respectivamente.

Piauí tem a menor taxa de redução da desigualdade

Em termos de evolução do Ifer, cinco Estados do Nordeste brasileiro apresentaram piora no quadro da desigualdade entre brancos e negros e encabeçam o ranking nacional. O Piauí está em primeiro lugar, com -0,065 de redução. O Estado é seguido pela Bahia (-0,039), Ceará (-0,025), Alagoas (-0,027) e Sergipe (-0,025).

Ifer educação

No Ifer educação, o Piauí aparece como 17º Estado do Brasil com o menor desigualdade. O Estado aparece, mais uma vez, na frente de territórios com maior Produto Interno Bruto (PIB), como o Rio de Janeiro e São paulo.

Ifer renda

Em termos de renda, o Piauí aparece como o Estado com a sexta maior desigualdade de renda entre brancos e pretos/pardos. O Estado está atrás de Amazonas, São Paulo, Alagoas, Tocantins e Rio de Janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES