Piauí entra na 3ª semana de queda de mortes causadas pela Covid-19

Boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde mostra redução de 32% no número de vítimas fatais.

Piauí entra na 3ª semana de queda de mortes causadas pela Covid-19 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado do Piauí entrou na terceira semana consecutiva de queda no número de mortes por Covid-19, desde que a pandemia chegou ao estado, no mês de março. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na 32ª semana epidemiológica, foram registradas 111 vítimas fatais da doença, contra 126 da semana anterior e 32% menor do que na 29ª semana, quando começou a queda.

Quando comparada com a semana 27, em que foi registrado o pico de mortes até agora, com 192 vítimas, a queda é ainda maior: 42%.  A redução de novos óbitos é um dos critérios que a Organização Mundial de Saúde (OMS) usa para indicar possível controle da pandemia.

O índice de ocupação de leitos de UTI também segue caindo: nessa segunda-feira (10), 261 estavam ocupados, representando 57,3% dos 455 leitos existentes, bem abaixo do pico, alcançado em 5 de julho, quando 330 leitos estavam ocupados, 75% do total.

Ocupação de leitos também segue em queda (Divulgação)

O governador Wellington Dias comemora o resultado, principalmente considerando que o Piauí completou na semana passada um mês da reabertura das atividades econômica. Ou seja, apesar do aumento da circulação de pessoas, a quantidade de pacientes graves cresce cada vez menos. “Isso significa que todas as nossas ações, somadas à conscientização da população, estão surtindo efeito”, afirma o gestor.

A retomada das atividades da economia tem sido feita de maneira organizada e controlada, seguindo o Pacto de Retomada Organizada das Atividades Econômicas – Pro Piauí, elaborado pelo Governo do Estado em parceria com outros poderes e a sociedade civil para garantir que a economia volte a girar sem que gere risco à população. Nessa segunda-feira (10), iniciou uma nova fase do Pro Piauí, com reabertura de alguns setores, como salões de beleza.

As outras medidas adotadas pelo Governo do Estado, desde o início da pandemia, foram a determinação do fechamento de várias atividades econômicas, campanhas educativas sobre os cuidados com higiene, uso de máscaras e distanciamento social, investimentos em novos leitos hospitalares, instalação de barreiras sanitárias nas divisas do Piauí com outros estados e a criação do programa Busca Ativa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES