Piauí: escola estadual é medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências

Entre as escolas com estudantes premiados está o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, que conquistou medalha de ouro

Piauí: escola estadual é medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os estudantes da rede estadual de educação do Piauí conquistaram medalhas de ouro, prata, bronze, além de menção honrosa na edição da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). Entre as escolas com estudantes premiados está o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Augustinho Brandão, localizado no município de Cocal dos Alves, na região norte do Estado, que obtiveram expressiva premiação na sua primeira participação na olimpíada com 19 destaques entre medalhas e menção honrosa.

A professora do Ceti, Raimunda Vieira de Brito, contou que foram os próprios alunos que demonstraram interesse em participar das olimpíadas.  “Eles já têm uma vontade muito grande de participar de olimpíadas do conhecimento, então, sempre estão engajando os professores, os alunos e até as famílias. Neste clima, eles já se interessam por saber o que será cobrado dos conteúdos e têm essa vontade natural de participar”, disse.

A professora do Ceti, Raimunda Vieira de Brito, contou que foram os próprios alunos que demonstraram interesse em participar das olimpíadas - Foto: Seduc

Participaram da olimpíada os estudantes no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); no Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série); e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos.

O Ceti Augustinho Brandão conquistou a medalha de ouro com o estudante Francisco Vinicius M. Vieira, no nível 7º ano do Ensino Fundamental. A medalha de prata foi conquistada pelos estudantes João Vitor Barbosa Pinheiro e Ariele Machado da Cunha, no 3º ano Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental, respectivamente.

Os estudantes Francisco Yuri De Brito Vieira, (7º Ano) e Sara Tawany Cardoso Amaral (8º Ano) do Ensino Fundamental foram premiados com as medalhas de bronze, além dos 14 estudantes que conquistaram Menção Honrosa nos níveis do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A professora Raimunda conduziu todo o processo de preparação dos estudantes para trilhar a preparação nesta primeira edição da ONC e conta que toda a formação específica foi realizada junto a gestão escolar e pedagógica.

“Eu apresentei a eles os conteúdos programáticos, criei grupos de WhatsApp específicos com cada turma e foram mostrados para eles os conteúdos programáticos, videoconferências. Forneci videoaulas que resultaram em boa aprovação na fase 1. O planejamento com os grupos foi intensificado e por ser uma olimpíada que abrange várias áreas do conhecimento tive apoio de outros professores e dos próprios alunos que estavam muito interessados, procuravam sempre trabalhar o conteúdo e graças a Deus deu muito certo”, destacou.

As provas da 1ª fase envolveram questões de Astronomia, Biologia, Física, História e Química e foram realizadas de acordo com níveis. As provas da 2ª fase foram aplicadas em formato on-line ou presencial nas escolas de todo o país. A Olimpíada integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas e da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES