Piauí está entre os estados que podem ter surto de dengue em 2020

Estado está em alerta para a circulação do vírus tipo 2, com o qual boa parte da população nunca teve contato.

Mosquito | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é um dos 11 estados que pode ter surto de dengue em 2020. Segundo o Ministério da Saúde, o estado está em alerta para a circulação do vírus tipo 2, com o qual boa parte da população nunca teve contato.

Segundo a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde do Piauí, Amélia Costa, a baixa cobertura de saneamento básico no estado é um dos fatores que explica os mais de oito mil casos prováveis da doença registrados em 2019. Esse fator, para a gestora, tem sido o principal obstáculo no combate ao mosquito.

“Temos cidades com esgoto à céu aberto. Ainda temos criadouros formados pelas fontes de contaminação dos próprios ambientes, dos próprios riachos, dos açudes, pela falta de saneamento.”

O problema levantado pela gestora de saúde é um problema recorrente no Piauí, onde mais 23% da população não tem abastecimento de água adequado e o serviço de coleta de esgoto só alcança seis de cada dez habitantes, segundo o Instituto Trata Brasil. Sem serviço de saneamento apropriado, as pessoas tendem a armazenar água de forma incorreta, o que favorece a proliferação do mosquito que transmite a dengue.

O risco de surto, entretanto, não se restringe ao Piauí e pode afetar também os outros oito estados do Nordeste, além do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O diretor do Departamento de Imunizações de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Júlio Croda, explica que a possibilidade de surto está relacionada, principalmente, à circulação de um tipo de vírus que até então era incomum no país.

“A nossa avaliação de risco é que existem bastante pessoas suscetíveis nessas regiões e particularmente porque [o sorotipo 2] não circulou muito no ano passado, a gente acredita que neste ano pode ter uma circulação importante”.

No ano passado, foram registrados 59 casos prováveis de zika e 898 de chikungunya. Os municípios de Alvorada da Gurguéia, Simplício Mendes, Pavussu, Curimatá e Sebastião Leal, que tiveram as maiores taxas de incidência de dengue, devem ter atenção redobrada. O mesmo vale para Teresina, cidade que registrou o maior número de notificações da doença: quase 4,7 mil.

No Brasil, foram notificados mais de um milhão e meio de casos prováveis de dengue em 2019. Por isso, a luta contra o mosquito não pode parar. Cada pessoa deve se tornar um fiscal para eliminar focos com água parada e impedir que o mosquito se prolifere.

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. (Agência RádioMais)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES