Piauí fará parte do Pacto Federativo de Erradicação do Trabalho Escravo

Ao todo 24 estados participaram da reunião de alinhamento e afirmaram o compromisso da assinatura do Pacto

Piauí fará parte do Pacto Federativo de Erradicação do Trabalho Escravo | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí irá aderir ao Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo. A adesão ficou acordada durante reunião técnica de alinhamento do Fluxo de Enfrentamento ao Trabalho Escravo, realizada na quinta-feira (20) e presidida por representantes do Ministério Nacional da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ao todo 24 estados participaram da reunião de alinhamento e afirmaram o compromisso da assinatura do Pacto.

Representando o Piauí, participaram da reunião a  superintendente de Direitos Humanos da Secretaria da Assistência Social Trabalho e Cidadania (Sasc), Janaína Mapurunga, que na solenidade representou o secretário da Sasc, Zé Santana, e a diretora de Direitos Humanos da Sasc, Conceição Silva.

Secretário da Sasc, Zé Santana (Foto: Ascom)

Por meio do pacto o Piauí compromete-se a institucionalizar e dar pleno funcionamento à Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo; criar, ajustar, colaborar, elaborar Plano Estadual com metas, indicadores, ações de prevenção e repressão ao trabalho escravo e reinserção das vítimas; cooperar com o Fluxo Nacional para Atendimento às Vítimas de Trabalho Escravo, ações, projetos, plano estadual de combate ao trabalho escravo, eventos, gerenciamento de dados e políticas interinstitucionais de prevenção ou fiscalização do trabalho escravo; colaborar, incentivar, apoiar, em conjunto ou separadamente, o desenvolvimento de softwares e programas para manutenção de dados; dar apoio à defesa do atual conceito de trabalho escravo, tal como definido no art. 149 do Código Penal.

A superintendente de Direitos Humanos da Sasc, Janaína Mapurunga, destaca a importância do pacto: “Nós, por meio da Sasc, a partir de um diálogo com o Secretário, Zé Santana, estamos nos comprometendo a assinar o Pacto Federativo para a Erradicação do Trabalho Escravo, do qual o Piauí fará parte. A partir da assinatura e dessa adesão, iremos realizar ações com os municípios do Piauí, Ministério Público do Trabalho e outras entidades, como a Comissão Pastoral da Terra (CPT), para que a gente possa estar amparando os trabalhadores. Assumimos que somos contra qualquer tipo de trabalho escravo, assim como qualquer forma degradante de trabalho no Piauí”, reforça Janaína.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES