Piauí faz 15 cirurgias simultâneas por vídeo em ação inédita no Brasil

Marco Regulatório da Laparoscopia reuniu 15 hospitais públicos do Estado

Marco Regulatório da Laparoscopia reuniu 15 hospitais do Piauí | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias participou, por meio de videochamada, da primeira cirurgia por videolaparoscopia do Hospital Justino Luz,  um marco histórico para a região. De Picos, participaram da solenidade o coordenador do PRÓ Piauí, Rafael Fonteles, o ex-diretor da Fepiserh, o deputado Pablo Santos, a diretora técnica Nara Nunes e a diretora do Hospital, Samara Sá.

Com a cirurgia, o Hospital Justino Luz integrou a lista de 15 hospitais do Estado que participaram simultaneamente, com cirurgias, do Marco Regulatório da Laparoscopia, uma ação pioneira no Brasil. O Hospital Getúlio Vargas, outra unidade administrada pela Fepiserh, também participou da ação com cirurgias.

15 hospitais do Piauí participaram do Marco Regulatórioa da Laparoscopia

“São procedimentos mais modernos, menos invasivos e que promovem uma recuperação mais rápida dos pacientes. No momento do lançamento, 15 hospitais em todo o Piauí estavam realizando cirurgias simultaneamente. São os serviços chegando onde o piauiense mais precisa”, destaca o governador.

Governador Wellington Dias participou, por videochamada, do lançamento do Marco Regulatórioa da Laparoscopia

VANTAGENS DO PROCEDIMENTO 

As principais vantagens da videolaparoscopia são a diminuição do sangramento e das dores no pós-operatório e menor tempo de internação, permitindo uma maior rotatividade nos leitos.“ Estou muito feliz em poder participar e contribuir com meu conhecimento em laparoscopia junto a equipe do Justino Luz, destacou o coordenador de Cirurgia Geral,  Eder Rocha.

MENOR RISCO DE INFECÇÃO 

A diretora geral do Justino Luz, Samara Sá, ressalta os benefícios do tipo de procedimento para o paciente. “Nossa população só tem a ganhar com esse equipamento de videolaparoscopia, com ele poderemos realizar cirurgias com menor risco de infecção”, afirma Samara.

De Picos, Rafael Fonteles, Pablo Santos e Samara Sá conversam com o governador Wellington Dias O presidente da Fepiserh, Ítalo Rodrigues, destaca que esse tipo de procedimento, além de promover uma recuperação mais rápida por ser menos invasivo, vai trazer economia para o paciente e para o Hospital. “ Esse paciente vai passar menos tempo no hospital, portando vai gerar uma economia de remédios e insumos. Em casa, ele também vai precisar de menos medicamentos e vai poder voltar mais rápido às suas atividades”, destaca o presidente.

PROJETO DE PABLO SANTOS

O ex-presidente da Fepiserh, o deputado Pablo Santos, iniciou o projeto para a implantação das cirurgias. “Agradeço o governador Welligton Dias e o coordenador do PRÓ Piauí pelo empenho para tornar as cirurgias por videolaparoscopia uma realidade no Hospital Justino Luz”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES