Piauí forma sua primeira turma de Força Estadual de Segurança Pública

A solenidade foi realizada no Palácio de Karnak e contou com a presença de autoridades e também de familiares dos policiais.

Piauí forma sua primeira turma de Força Estadual de Segurança Pública | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias participou, na noite dessa segunda-feira (25), da formatura da primeira turma de operadores da Força Integrada de Segurança Pública que vai atuar em todo o estado prestando apoio às polícias Civil e Militar e ao Corpo de Bombeiros. A solenidade foi realizada no Palácio de Karnak e contou com a presença de autoridades e também de familiares dos policiais.

O governador enfatizou que a formação da Força Estadual é um grande passo para o combate à criminalidade no Piauí. “Estamos lidando com um crime muito organizado, e assim a gente vence esse crime, é isso que representa esse ato hoje. É um passo muito grande, para que possamos, pelo Piauí, e também muito em breve no Nordeste, vencer a criminalidade, reduzir homicídios, aquilo que perturba a população”, declarou Wellington Dias.

Piauí forma sua primeira turma de Força Estadual de Segurança Pública

Na oportunidade, o chefe do executivo estadual fez a entrega de quatro viaturas e uma van para a Força Estadual que vai atuar em ações de segurança pública e de defesa civil, destinadas à preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio, em cooperação com outras Secretarias de Estado, e também poderá desenvolver suas atividades em regime de cooperação com autoridades federais, dos demais Estados e do Distrito Federal.

A Força Integrada vai iniciar com o efetivo de 25 homens e também contará com coordenadores operacionais. O governador Wellington Dias explicou que o modelo utilizado é baseado na experiência do Canadá, e é resultado de uma das suas viagens ainda em 2015 e que segue dados estatísticos e científicos. O gestor disse ainda que a expectativa é que outros estados do Nordeste também criem suas Forças Estaduais. “É um momento histórico não só para o Piauí, mas para o Brasil. Uma nova forma de fazer política de segurança pública baseada principalmente na ciência” disse.

Piauí forma sua primeira turma de Força Estadual de Segurança Pública

O secretário da Segurança, coronel Rubens Pereira, explicou que a nova força vai atuar conforme as demandas definidas pelas estatísticas. “Inicialmente vamos trabalhar de forma integrada com o Maranhão e o Ceará já sinalizou que também vai criar um Força Estadual. A atribuição é exatamente agir de acordo uma análise das estatísticas, a exemplo nas áreas de divisa em que há tráfico de drogas, assim como a Força Nacional que atua nessas áreas mais críticas, quando convocada. No entanto, o acesso à Força Nacional é mais burocrático e as forças estaduais vão permitir um acesso mais fácil por parte dos estados”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES