PI ganhará mais 2 presídios ainda este ano, com 440 vagas

Henrique Rebelo explicou que as novas unidades prisionais serão construídas nas cidades de Parnaíba e Floriano.

O secretário de Justiça, Henrique Rebelo. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sistema prisional piauiense ganhará ainda este ano mais 440 novas vagas, que serão distribuídas em presídios de quatro municípios do estado. Segundo o secretário de Justiça, Henrique Rebelo, para viabilizar a criação das novas vagas, pelo menos dois presídios serão construídos, ainda este ano.

O secretário explicou que as novas unidades prisionais serão construídas nas cidades de Parnaíba e Floriano. Cada um dos presídios, que segundo Rebelo é de segurança máxima, oferecerá 140 vagas. ?A construção dos dois presídios já está acertada. Só falta iniciar o processo licitatório, que deve ser finalizado até o meio do ano. No final de 2012, nós já vamos está com as duas unidades prisionais construídas?, garantiu. A verba já foi liberada.

Na cidade de Esperantina, serão recuperados dois pavilhões, sendo abertas 80 novas vagas. O mesmo acontecerá na Casa de Custódia, em Teresina, aumentando a capacidade do local em 80 vagas. Segundo o secretário, a Casa de Custódia é o presídio do estado que se encontra em situação mais crítica em relação à superlotação. ?Como a Casa de Custódia é um presídio de segurança máxima, ele acaba sendo o mais utilizado e por isso, está superlotado, mas com as novas vagas sendo abertas no local e em novos presídios do estado, isso irá melhorar?, disse.

As obras da Casa de Detenção da cidade de Altos também serão retomadas. Elas estavam paradas, segundo Rebelo, porque a construtora abandonou a obra. ?1/3 do presídio já está construído, agora vamos finalizá-lo. Ainda não temos data para a retomada da construção, pois a situação está sendo resolvida em nível de Procuradoria, mas vamos retomar e serão abertas mais 140 vagas?, pontuou.

Além desse aumento na capacidade previsto para acontecer até o final de 2012, o secretário informa ainda que a cidade de São Raimundo Nonato, no Sul do estado, já conta com novo presídio que tem capacidade para receber 150 detentos. ?Essas novas vagas são um refrigério para nós. A população ficará mais tranquila, pois sabe que a grande população carcerária do Piauí estará presa?, disse. Hoje o Piauí, de acordo com Rebelo, possui três mil presos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES