Piauí inicia os testes para detectar o parvovírus e chikungunya

Os resultados podem ser divulgados em até cinco dias

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTE SÁBADO (23) DO JORNAL MEIO NORTE

O Laboratório Central do Piauí (Lacen) está autorizado a realizar os testes para detectar o parvovírus, doença que causa febre e dor nas articulações e, até o fim do semestre, para o vírus da febre chikungunya. Agora, com os kits para proceder os exames, os resultados podem ser divulgados em cinco dias.

O Lacen era responsável por coletar o sangue do paciente e enviar ao Instituto Evandro Chagas (IEC), no estado do Pará, único responsável pela realização dos testes. O resultado demorava de 60 a 90 dias.

A solicitação foi feita junto ao Ministério da Saúde que abriu licitação para compra dos kits para testes do parvovírus, que chegaram na última quinta-feira (21). Já os testes para chikungunya, o Ministério também abriu licitação para compra dos kits.

Segundo a coordenadora de Patologia do Lacen, o período de espera do resultado diminuí e beneficia Piauí e Pará. “Enviávamos as amostras de sangue para a IEC que realiza os testes, e isso demorava. Agora, com os kits vamos diminuir a demanda de exames saindo de Teresina para o Pará, como também de entrega do resultado, pois vamos realizar aqui no Piauí”, explica.

Repórter: Daniely Viana



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES