Piauí investe na qualificação dos servidores públicos estaduais

O Governo do Piauí reformulou o sistema de qualificação do servidor público estadual.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atualização de conhecimentos é uma necessidade do mundo moderno. Nesse sentido, o Governo do Piauí reformulou o sistema de qualificação do servidor público estadual. Em abril deste ano, a reforma administrativa feita pelo Estado criou o Centro de Formação do Servidor Antonino Freire (CFAF), substituindo o Instituto Superior de Educação Antonino Freire.

O centro, vinculado à Universidade Estadual do Piauí (Uespi), oferece mais de 20 cursos e oficinas a 900 servidores públicos, além de permitir que 15% das vagas sejam destinadas à comunidade em geral. Assim, o CFAF difunde mais ainda o conhecimento para além do servidor público.

Para participar dos cursos, cuja relação está disponível no site do CFAF (www.cfaf.pi.gov.br), os interessados podem fazer a inscrição no site do Centro de Formação, na aba “cursos”. Depois, o usuário escolhe o curso e clica no item “endereço eletrônico”. As vagas são disponibilizadas sempre no início de cada semestre.

O aluno também pode fazer a inscrição presencialmente, bastando ir à sede do CFAF, localizado na Praça Firmina Sobreira, s/n, no bairro Matinha, em frente ao cemitério São José, zona norte de Teresina.

“A gestão pública tem em sua base alguns pilares fundamentais, como a prestação de serviço público de qualidade por meio de servidores éticos, comprometidos e satisfeitos. Assim, o CFAF existe para qualificar continuamente todos os servidores públicos civis do Estado, para obter o máximo de entrega dos mesmos, propiciando uma contrapartida de acompanhamento, avaliação e aplicação desses servidores, para melhor remunerá-los”, explica a diretora-geral do CFAF, Lucile Moura.

Aulas de robótica aproximam alunos da matemática

Entre os diversos cursos disponíveis, um dos mais procurados é o de “Robótica com Arduíno”, que graças à ligação com a tecnologia é usado pelos professores da rede estadual para melhorar a transmissão do conhecimento de matemática, física e química a alunos do ensino médio e fundamental.

Um desses professores é Wilton Araújo. Ele conta que o conhecimento em robótica, que é repassado por ele aos alunos das escolas estaduais, aproxima mais os docentes dos estudantes. “O curso traz os professores, principalmente a gente da área de exatas, para uma nova maneira de ensinar e nos colocar a par da tecnologia que está surgindo, dos quais nossos alunos são usuários. Isso faz com que os jovens se interessem mais nas aulas”, explica o docente. “Os alunos ficam fascinados porque são coisas que eles praticam”, completa.

Mateus Antônio Rocha é exemplo desse caso. Ele explica que a matemática torna-se mais fácil por meio das aulas de robótica. Ressalta apenas que precisa de dedicação. “A [robótica] abre bastante a nossa visão na parte de mundo, porque não é difícil. Você tem que dedicar um tempo, tem que ir atrás de estudar, ver novas maneiras de programação, começar a se interessar”, afirma o estudante.

Alunos criam projetos em escolas com conhecimentos de robótica

Os conhecimentos adquiridos por Mateus já estão sendo usados na própria escola, por meio do projeto Jardim Automatizado, em que a turma coleta da água expelida pelos aparelhos de ar-condicionado da escola e a usa para irrigar os jardins da escola. “Primeiro, calculamos a vazão da água do ar-condicionado usando os conhecimentos de programação. Aí adaptamos a programação com a quantidade de água, que é armazenada em dois galões de 20 litros cada. Dessa forma, evitamos o desperdício do líquido e evitamos a queima de algum componente importante do aparelho”, conta o aluno.

José Aroldo, colega de Mateus, diz que as aulas de robótica fazem com que ele se interesse mais pelo assunto, inclusive porque alguns aparelhos eletrônicos domésticos podem ser consertados pelos alunos. “Se, por exemplo, tiver algum defeito em aparelho eletrônico em casa, eu posso resolver, se tiver o conhecimento”, frisa ele, que também fez parte do projeto Jardim Automatizado.

Aroldo ressalta ainda que o conhecimento adquirido nas aulas de robótica atrai a atenção porque pode ser usado também para evitar o desperdício de água, regular o gasto de energia, na segurança.

O professor de Robótica com Arduíno do CFAF, Ranildo Lopes, conta que as turmas são formadas por dez alunos-professores, com aulas aos sábados ou uma vez na semana, às quartas-feiras. “São divididas em módulos, para facilitar o aprendizado. Cada módulo demora um semestre”, diz o docente. Professores de 25 escolas do Piauí estão matriculados.

Além da robótica, outros cursos da área de tecnologia são bastante procurados, como o de Aplicativos e Uso de impressora 3D.

Cursos oferecidos pelo Centro de Formação do Servidor Antonino Freire:

Noções Básicas de Comunicação e Oratória

Curso de Inglês: Preparatório para Exame de Proficiência para Mestrado e Doutorado

Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Professores e Educadores

Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa: TEFL/ Tesol And Cultural Studies

Formação Continuada em Matemática: Metodologias Aplicadas ao Ensino da Matemática

Formação Continuada para os Professores de Ensino da Área de Linguagens

Direitos Humanos na Escola

Curso de Formação em Secretaria

Curso de Libras – Avançado

Curso de Libras Intermediário

Formação Continuada para Professores da Rede Estadual de Ensino da Área de Ciências da Natureza

Formação Continuada para Coordenador Pedagógico e os Desafios na Atualidade

Formação Continuada para Professores da Rede Estadual de Ensino da Área de Ciências Humanas

Termo de Referência: Como Elaborar

Atendimento Educacional Especializado

Elaboração de Projetos Acadêmicos para Mestrado e Doutorado Strictu Sensu

Curso de Formação em Biblioteca Escolar

Formação Continuada em Tecnologia Módulo 01: Lógica e Tecnologias (Requisito para todos os módulos)

Formação Continuada em Tecnologia Módulo 02: Robótica em Blocos – Arduino e Scratch

(Robótica no Ensino Fundamental)

Formação Continuada em Tecnologia Módulo 03: Robótica com Arduino (Programando em C++)

Formação Continuada em Tecnologia Módulo 04: Arduino em Redes (Local e Internet) – Projetos (de Pesquisa) em Robótica

Formação Continuada em Tecnologia Módulo 04: Curso de Impressora e Impressão 3D – Modelagem até a Impressão

Formação Continuada em Tecnologia Módulo 04: Robótica com ESP32 – Projetos Iniciais

Formação Continuada em Tecnologia Módulo 03: Construções de Aplicativos com Objetivos Educacionais – Nível 01

Curso: Eletrônica Básica

Curso: Plataformas CAD – Curso de Auto Cad e Impressora 3D.

Curso: Planilhas Eletrônicas e PowerPoint

Curso: Introdução à Robótica com Arduino (Programando em Bloco) Módulo 01

Curso de Manutenção e Configuração de Computadores

Curso: Jogos Digitais com Construct – Crie Seus Próprios Jogos



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES