Piauí irá adotar placas padrão Mercosul a partir do dia 2 de setembro

Segundo o procurador chefe do Detran-PI, Acyr Lago, o uso obrigatório será apenas para carros novos ou transferências.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A implantação da placa padrão Mercosul em veículos todo o Piaui terá início no dia 2 de setembro deste ano, segundo o Departamento de Transito do Estado do Piaui (Detran-PI). O formato já é adotado em sete estados brasileiros, Rio de Janeiro, onde a nova placa estreou em setembro do ano passado; Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) atualizou a resolução que define o padrão das novas placas do modelo Mercosul e estabeleceu um cronograma para os estados fazerem a mudança. Com a atualização, não será mais necessário ter o brasão do município e a bandeira do estado onde o veículo foi emplacado.

Segundo o procurador chefe do Detran-PI, Acyr Lago, o uso obrigatório será apenas para carros novos ou transferências. Veículos que usarem placas antigas terão opção de fazer a troca da placa, mas não é obrigatório.

As novas placas conterão uma tira holográfica e uma marca d’água, que servirão para dificultar falsificações e clonagens; um código QR (espécie de código de barras bidimensional), na parte dianteira e traseira terão códigos diferentes. O código permitirá o acesso rápido aos dados de origem do veículo sem necessidade de documento físico (tal qual já começa a acontecer com a CNH digital); um chip para armazenar e compartilhamento de dados entre órgãos como polícias Federal, Rodoviária Federal e estaduais, além de Receita Federal e receitas estaduais referentes a roubos, furtos e evasões de divisas.

De acordo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o padrão Mercosul já é utilizado em mais de dois milhões de veículos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES