Piauí já recebeu mais de 56 mil doses da vacina contra o HPV

O vírus é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

CONFIRA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA TERÇA-FEIRA (2) DO JORNAL MEIO NORTE

Iniciou nesta segunda-feira, 2, a mobilização da vacinação contra o vírus do Papilomavírus Humano (HPV) nos postos de saúde de todos os municípios piauienses, ao total, o estado recebeu, até agora, 56.130 doses, para imunizar 89.077 mulheres no estado. O público-alvo serão meninas entre 9 a 11 anos. A novidade é a incorporação de mulheres com vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), entre 9 a 26 anos.

O vírus é transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual ou ainda, no momento do parto, da mãe para o filho. Essa mobilização faz parte das medidas de prevenção ao câncer de colo do útero, que tem como objetivo proteger mulheres que ainda não contraíram o HPV. De acordo com Jurema Chaves, coordenadora estadual de imunização, houve uma necessidade de implantar novas faixas etárias na mobilização da vacinação contra o HPV, uma delas foi de mulheres portadoras do vírus HIV.

“Para este ano, o Ministério da Saúde implantou mais uma faixa etária para receber a vacina contra o HPV, que são meninas de 9 a 11 anos de idade. Além disso, foi incorporada uma nova população, que são mulheres de 9 a 26 anos, portadoras do vírus HIV. Após estudos, foi mostrado que as lesões intraepiteliais, decorrentes do HPV, apareciam mais em mulheres portadoras do vírus HIV, por conta disso, que houve a incorporação dessa população”, explica a coordenadora estadual de imunização.

O esquema vacinal para as meninas de 9 a 11 anos, vai continuar o mesmo do ano passado, isto é, o chamado de Esquema Estendido, que consiste em três doses, a primeira dose será neste mês, a segunda em setembro e a terceira será com 60 meses após a dose inicial, fechando assim, o esquema de proteção.

Já o esquema vacinal voltado para as mulheres portadoras do vírus HIV é diferenciado, sendo que a primeira dose ocorrerá neste mês, a segunda dose após dois meses, já a terceira dose, deverá ocorrer após seis meses. Mas para isso, é necessário prescrição médica para que estas tenham acesso a vacina.

Segundo Jurema Chaves, o Ministério da Saúde forneceu 63% das vacinas para o estado, que tem como meta atingir 80% do público-alvo e ainda alerta a população que a vacina é segura e não provoca nenhuma reação adversa.

“Até agora o Ministério da Saúde nos mandou 63% das vacinas para o estado. A meta é vacinar 80% da população. As demais doses serão fornecidas no próximo mês, para complementar. E com certeza, não faltará. Estamos chamando atenção dos pais e dos profissionais de saúde se mobilizem para poder sensibilizar a quem precisa ser vacinada. No ano passado, atingimos a meta apenas com a primeira dose, já com a segunda dose, de supostos efeitos adversos que a vacina causava, mas isso foi comprovado que nada teve a ver com a vacina”, esclarece Jurema Chaves.

A meta é vacinar 80% da população. O ano passado para a primeira dose conseguimos atingir a meta do estado. Mas para a segunda, isso não foi possível, por conta de efeitos adversos na mídia, que supostamente era decorrente da vacina. Mas isso foi comprovado o contrario, que os efeitos nada tinha a ver com a vacina. E por conta disso, a estrategia de vacinação não foi usada por todos, como não houve vacinação nas escolas publicas e privadas, que são o público alvo da mobilização.

A vacinação para as meninas de 9 a 11 anos ocorrerá nos postos de saúde dos municípios e também nas escolas públicas e privadas. Já para as mulheres portadoras do vírus HIV, em razão do sigilo, a vacina será aplicada no Centro de Atendimento Especializado de cada município.

Repórter: Márcia Gabriele



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES