Piauí já registrou 187 novos casos de câncer de mama em 2022

Tem como objetivo engajar toda a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama

Piauí já registrou 187 novos casos de câncer de mama em 2022 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No ano de 2022 estimam-se 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100mil mulheres e para o Piauí estimam-se 590 novos casos da doença para o mesmo ano. Já foram notificados 187 novos casos de câncer de mama, além de 129 óbitos em todas as faixas etárias em decorrência da doença, sendo 42 destes óbitos em mulheres de 50 a 69 anos no estado do Piauí.

Em 2021, ocorreram 607 casos novos e 221 óbitos e em 2020 foram 496 casos novos e 201 óbitos.

Piauí já registrou 187 novos casos de câncer de mama em 2022 (Foto: Reprodução)OUTUBRO ROSA

É um movimento internacional de conscientização e luta contra o câncer de mama. Tem como objetivo engajar toda a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce ao câncer de mama, que é a primeira causa de morte por câncer na população feminina. 

“Com a campanha, buscamos anualmente alertar as mulheres para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado, reduzindo a mortalidade das mulheres pelo câncer de mama”, diz Auzeni Moura, coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria de Estado da Saúde.

O Piauí possui 77 mamógrafos, distribuídos em 17 municípios. Cada mamógrafo tem capacidade de fazer até 5.069 mamografias por ano. Em 2022, de acordo com os dados da Secretaria de Estado da Saúde, o Piauí já realizou até Julho deste ano 28.219 exames de mamografia onde 26.082 estavam na faixa etária alvo de 50 a 69 anos. 

Piauí já registrou 187 novos casos de câncer de mama em 2022 (Foto: Reprodução / Olhar Digital)Os cuidados para a prevenção são apresentados para as mulheres de forma primária e secundárias. Primariamente, são cuidados gerais recomendados às mulheres, reduzir o tabagismo; reduzir o consumo de álcool; praticar atividade física regularmente; alimentação saudável. Os cuidados secundários fazem referência à procura dos serviços de saúde que podem ajudar na prevenção e diagnóstico precoce, tal qual exame clínico da mama anualmente, mamografia prioritariamente para as mulheres de 50 a 69 anos de idade e o autoconhecimento, o autoexame.

“O auto conhecimento é importante para que as mulheres conheçam sua mama. A mulher deve se tocar, observar, sentir, para assim perceber possíveis alterações na mama. Alterações no mamilo, presença de liquido no mamilo, mudança de cor da pele na mama, a presença de nódulos são alterações suspeitas, e ao percebê-las a mulher deve procurar o serviço de saúde para que seja feito o diagnóstico”, explica a coordenadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES