Piauí já registrou 25 feminicídios em 2021; saiba como e onde denunciar

O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher é lembrado anualmente em 25 de novembro. A data tem o objetivo de alertar sobre os casos de violência e maus tratos.

ery | s
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A data de hoje é marcada pelo Dia Internacional de Combate à Violência contra a mulher, com o objetivo de alertar anualmente sobre os casos de violência física, psicológica, assédio sexual e claro, feminicídios. No Piauí, já foram registrados 25 casos até este mês. 

De acordo com as estatísticas, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica. Em entrevista ao Meionorte.com, a Delegada Bruna Verena, coordenadora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, a denúncia de toda e qualquer forma de agressão é de extrema importância para evitar novos casos.

“As mulheres podem comparecer nas delegacias de polícia especializada de atendimento a mulher. Aqui em Teresina temos 4, que fica na zona Sudeste, no Dirceu, no Centro; Parque Piauí e bairro Buenos Aires. Elas também podem denunciar através do Salve Maria, que é o aplicativo para denúncias. Elas podem chamar a Polícia Militar e nós temos hoje parceiros, como a Guarda Maria da Penha, que é da Guarda Municipal, a Patrulha Maria da Penha, que é da Polícia Militar, que acompanha as medidas protetivas. A gente pede que essas mulheres denunciem para que a gente possa tomar as providências cabíveis”, explica. 

25 de novembro é lembrado como o Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher (Foto: GMCN)

A Secretaria Estadual de Segurança Pública, através do Núcleo Central se Estatística e Análise Criminal (NUCEAC), divulgou nesta semana, os dados relacionados a ocorrências de violência contra mulher em todo o Piauí. No boletim conta dados dos anos 2019, 2020 e 2021.  Neste ano de 2021, até o mês de setembro, foram registrados 4.409 boletins de ocorrências.  

“O que a Polícia Civil orienta, é que as mulheres denunciem qualquer agressão que estejam sofrendo, que tenham sofrido. A gente orienta que elas denunciem qualquer sinal de violência, por menor que seja agressão. Às vezes é um empurrão, um tapa, um xingamento, que naquele momento ela não dá tanta importância, mas a gente orienta que ela denuncie por menor que seja. Denuncie para a polícia, para as redes de apoio a mulher para que a gente possa fazer cessar essas agressões, para que elas não venham a evoluir e chegar em um feminicídio, inaceitável. A gente não pode aceitar que as mulheres morram pelo fato de ser mulher, em razão de situação de violência doméstica praticada dentro de sua casa; dentro de sua família”, pontua a delegada. 

Origem da Data

A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

O 25 de novembro foi escolhido em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana.

Piauí já registrou 25 feminicídios em 2021; saiba como denunciar (Foto: SSP-PI)

Com a Lei Maria Penha muitas delas, conseguem sair dos lares agressores e viverem de forma saudável e proverem-se de forma independente. Com a lei, passou a haver maior discussão sobre a violência contra a mulher no país, aumentaram “timidamente” as notificações e foram encorajadas denúncias, apesar de ainda se estimar que elas não passem de 10% a 20 % dos casos efetivos de violências de gênero.

Uma pesquisa publicada em 2015 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicou que a lei promoveu uma diminuição de 10% na taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências.

Como denunciar: Os canais de denúncia são: Ligue 180, Disque denúncia 181, Disque 100 – Lembrando que o sigilo é absoluto. Não tenha medo de denunciar. Também dá para denunciar pelo site da Ouvidora Nacional dos Direitos Humanos, do Governo Federal através do link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES