mais

Piauí já registrou 25 feminicídios em 2021; saiba como e onde denunciar

O Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher é lembrado anualmente em 25 de novembro. A data tem o objetivo de alertar sobre os casos de violência e maus tratos.

A data de hoje é marcada pelo Dia Internacional de Combate à Violência contra a mulher, com o objetivo de alertar anualmente sobre os casos de violência física, psicológica, assédio sexual e claro, feminicídios. No Piauí, já foram registrados 25 casos até este mês. 

De acordo com as estatísticas, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica. Em entrevista ao Meionorte.com, a Delegada Bruna Verena, coordenadora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, a denúncia de toda e qualquer forma de agressão é de extrema importância para evitar novos casos.

“As mulheres podem comparecer nas delegacias de polícia especializada de atendimento a mulher. Aqui em Teresina temos 4, que fica na zona Sudeste, no Dirceu, no Centro; Parque Piauí e bairro Buenos Aires. Elas também podem denunciar através do Salve Maria, que é o aplicativo para denúncias. Elas podem chamar a Polícia Militar e nós temos hoje parceiros, como a Guarda Maria da Penha, que é da Guarda Municipal, a Patrulha Maria da Penha, que é da Polícia Militar, que acompanha as medidas protetivas. A gente pede que essas mulheres denunciem para que a gente possa tomar as providências cabíveis”, explica. 

25 de novembro é lembrado como o Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher (Foto: GMCN)25 de novembro é lembrado como o Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher (Foto: GMCN)

A Secretaria Estadual de Segurança Pública, através do Núcleo Central se Estatística e Análise Criminal (NUCEAC), divulgou nesta semana, os dados relacionados a ocorrências de violência contra mulher em todo o Piauí. No boletim conta dados dos anos 2019, 2020 e 2021.  Neste ano de 2021, até o mês de setembro, foram registrados 4.409 boletins de ocorrências.  

“O que a Polícia Civil orienta, é que as mulheres denunciem qualquer agressão que estejam sofrendo, que tenham sofrido. A gente orienta que elas denunciem qualquer sinal de violência, por menor que seja agressão. Às vezes é um empurrão, um tapa, um xingamento, que naquele momento ela não dá tanta importância, mas a gente orienta que ela denuncie por menor que seja. Denuncie para a polícia, para as redes de apoio a mulher para que a gente possa fazer cessar essas agressões, para que elas não venham a evoluir e chegar em um feminicídio, inaceitável. A gente não pode aceitar que as mulheres morram pelo fato de ser mulher, em razão de situação de violência doméstica praticada dentro de sua casa; dentro de sua família”, pontua a delegada. 

Origem da Data

A Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1999, reconhece o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

O 25 de novembro foi escolhido em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana.

Piauí já registrou 25 feminicídios em 2021; saiba como denunciar (Foto: SSP-PI)Piauí já registrou 25 feminicídios em 2021; saiba como denunciar (Foto: SSP-PI)

Com a Lei Maria Penha muitas delas, conseguem sair dos lares agressores e viverem de forma saudável e proverem-se de forma independente. Com a lei, passou a haver maior discussão sobre a violência contra a mulher no país, aumentaram “timidamente” as notificações e foram encorajadas denúncias, apesar de ainda se estimar que elas não passem de 10% a 20 % dos casos efetivos de violências de gênero.

Uma pesquisa publicada em 2015 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicou que a lei promoveu uma diminuição de 10% na taxa de homicídios contra mulheres praticados dentro das residências.

Como denunciar: Os canais de denúncia são: Ligue 180, Disque denúncia 181, Disque 100 – Lembrando que o sigilo é absoluto. Não tenha medo de denunciar. Também dá para denunciar pelo site da Ouvidora Nacional dos Direitos Humanos, do Governo Federal através do link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/ondh

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail