Piauí já tem 49 cidades em estado de emergência

Governo federal publico decreto reconhecendo emergência em 49 cidades do Piauí.

Estiagem no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em 34 municípios do Piauí por conta da estiagem. A medida, publicada no Diário Oficial da União por meio de portaria pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A medida permite que o Governo do Estado amplie as ações nos territórios atingidos, além de garantir benefícios às famílias sertanejas prejudicadas pela falta de chuvas.

As cidades em situação de emergência são Acauã, Alagoinha, Alegrete do Piauí, Avelino Lopes, Belém do Piauí, Bonfim do Piauí, Caldeirão Grande, Campinas, Capitão Gervásio Oliveira, Caracol, Curimatá, Fartura do Piauí, Floresta do Piauí, Francisco Santos, Fronteiras, Guaribas, Itainópolis, Júlio Borges, Jurema do Piauí, Lagoa do Barro, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Morro Cabeça no Tempo, Padre Marcos, Pio IX, Queimada Nova, Santa Cruz do Piauí, Santo Inácio, São Braz do Piauí, São Julião, São Lourenço, Várzea Branca e Wall Ferraz.

Estiagem faz aumentar número de cidades em emergência (Divulgação)

A portaria considera o Decreto Estadual nº 19.692, de 26 de maio de 2021 e com o documento, aumenta para 49 o número de cidades reconhecidas pelo ente federal. 

Estado já atua nas regiões mais atingidas

“Já atuamos nas regiões mais atingidas de maneira paliativa com a operação pipa para reduzir os impactos deste fenômeno na vida do sertanejo. Com mais recursos, iremos também agilizar a perfuração de poços e sondar a viabilidade técnica para construção de mais adutoras”, explica o secretário de Estado de Defesa Civil (Sedec), José Augusto Nunes.

Entre os benefícios que as famílias residentes nos municípios têm acesso estão  a antecipação de benefícios da previdência social, liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), renegociação de dívidas rurais e acesso à linha de crédito especial ao agricultor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES