Piauí ocupa segundo lugar no Nordeste em mortes por câncer de próstata

Este tipo de doença ocupa o quinto lugar de mortes por neoplasias no Piauí, com 269 óbitos no período de 2010 até 2020

Piauí ocupa segundo lugar no Nordeste em mortes por câncer de próstata | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Baixa procura por exames médicos, diagnóstico e tratamentos de saúde por homens tem comprometido a saúde masculina no Brasil. No Piauí, dados do Sistema Único de Saúde (SUS), apontam que o estado ocupa o segundo lugar na Região Nordeste na quantidade de óbitos por câncer de próstata. Este tipo de doença ocupa o quinto lugar de mortes por neoplasias no Piauí, com 269 óbitos no período de 2010 até 2020.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). O urologista da clínica DMI, Ricardo Matias, explica que sempre orienta aos homens a prevenção anual da doença e os cuidados necessários. “Da mesma forma que as mulheres vão ao ginecologista, os homens também devem ir ao urologista a partir dos 40 anos, principalmente para fazer a prevenção do câncer de próstata. Nessa prevenção é feita uma anamnese, um histórico clínico do paciente e o exame do toque para verificar a existência de alguma anomalia, uma alteração já inicial nessa próstata. Além disso, na sequência solicitamos a realização de alguns exames complementares, tais como ultrassonografia da próstata, exame do PSA e exame de urina”, informa.

Piauí ocupa segundo lugar no Nordeste em mortes por câncer de próstata - Imagem: Reprodução

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

O médico Ricardo Matias revela que tem observado maior conscientização do público masculino. “Gradativamente tem diminuído a questão do preconceito. Com as campanhas de conscientização, informações preventivas e o próprio Ministério da Saúde divulgando informativos, a população masculina tem se conscientizado da necessidade para o diagnóstico precoce e vem espontaneamente nesse mês de novembro. Realize seus exames preventivos e consultas na clínica DMI”, finaliza o especialista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES