Piauí participa de evento da União Europeia e ONU sobre PPPs em Angola

O programa busca melhorar as capacidades humanas e institucionais para promover políticas adequadas de diversificação econômica para Angola

Piauí participa de evento da União Europeia e ONU sobre PPPs em Angola | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí, representado pela superintendente de Parcerias e Concessões Viviane Moura, vai participar de um webinars de capacitação em PPPs para Plataformas Logísticas em Angola, organizado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Cnuced). O principal objetivo do evento é aumentar o conhecimento e partilhar experiências, promovendo o diálogo e a cooperação entre os principais atores públicos e privados sobre como melhor implementar PPPs eficazes para desenvolver e implementar plataformas logísticas em Angola.

A superintendente Viviane Moura vai falar um pouco sobre a PPP da Nova Ceasa, reconhecida pela ONU como a melhor do mundo por oferecer resolução de conflitos sociais e sustentáveis, auxiliando no combate à fome. “Fomos convidados para falar sobre nosso projeto como uma referência de plataforma logística para trabalhar a distribuição de alimentos no país africano. A Nova Ceasa mais uma vez se destaca no mundo como uma PPP de sucesso do Brasil, que prioriza o desenvolvimento econômico e social e um mercado de segurança alimentar”, comenta a gestora.

A superintendente Viviane Moura vai falar um pouco sobre a PPP da Nova Ceasa - Foto: Ascom

Segundo a organização do evento, as PPPs em Angola têm potencial para desempenhar um papel fundamental na melhoria das infraestruturas de transporte e logística, ao mesmo tempo que atingem os objetivos consagrados nos principais documentos estratégicos nacionais, tais como: promoção das cadeias de valor da agricultura doméstica; desenvolvimento de redes logísticas associadas aos serviços de distribuição; apoio à subsistência em certas regiões (coesão territorial e impacto nas comunidades); melhoria da conectividade de Angola no contexto dos corredores de transporte africanos; e promoção de abordagens inovadoras para colaborar com o setor privado na busca de objetivos de políticas públicas.

A participação do Piauí vai contribuir para melhorar as capacidades humanas e institucionais de promover políticas adequadas de diversificação econômica para Angola. O país tem um grande desafio a superar em termos de logística e infraestrutura em geral. De acordo com o Índice de Desempenho Logístico do Banco Mundial (LPI) 2018, Angola ocupa o 159º lugar entre 160 países. E de acordo com o Global Infrastructure Hub InfraCompass 2020, a qualidade da infraestrutura em Angola é avaliada em 40,2 (0-100 melhor) e a lacuna de infraestrutura é de 2,5% do PIB.

A Cnuced

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento foi estabelecida em 1964, em Genebra, Suíça, no contexto das discussões de liberalização do comércio no Acordo Geral de Tarifas e Comércio. É o órgão da Assembleia Geral das Nações Unidas que busca promover integração de países em desenvolvimento na economia mundial e atual como fórum para deliberações intergovernamentais, apoiado por debates com especialistas e intercâmbio de experiências. Também desenvolve pesquisas, análises de políticas e coleta de dados para debates de representantes do governo e especialistas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES