Piauí poderá ter como indicado ao TRF1 o advogado William Guimarães

Piauiense pode ser indicado por Bolsonaro para ocupar vaga de Kassio Nunes no TRF1

Willian Guimarães | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A nomeação do desembargador Kassio Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF) esquentou os bastidores da corrida pela vaga que abrirá no Superior Tribunal de Justiça (STJ) com a aposentadoria do ministro Napoleão Nunes Maia, em dezembro. É que o nome de Nunes Marques era um dos mais fortes para o posto. Com a ida do desembargador para o STF, o nome de seu colega Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), ganhou força. Outros cotados são Aluisio Mendes (TRF-2) e Cid Marconi (TRF5-).

Ex-presidente da OAB-PI advogado Willian Guimarães - Foto: Reprodução/Pauta Judicial

A promoção de Nunes Marques também deu origem a outra corrida: para a vaga dele no TRF-1, o que anda movimentando o meio da advocacia. É a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quem vai montar uma lista sêxtupla com os indicados à sucessão de Nunes Marques a ser analisada pelo tribunal. Nos bastidores, dois nomes circulam com força: o do ex-presidente da OAB-PI Willian Guimarães e do procurador do Distrito Federal, Flávio Jardim, sócio do Escritório de Advocacia Sergio Bermudes.

Após Nunes Marques comunicar oficialmente a saída do TRF-1, a OAB será informada e abrirá um edital com as regras para as inscrições dos advogados para a vaga. Depois, deve ser marcada reunião para que os 81 conselheiros da Ordem votem. A expectativa é que ela só ocorra no início do próximo ano – e presencial, se já houver vacina contra o novo coronavírus. Os seis mais votados formam a lista sêxtupla que será enviada ao TRF-1. O tribunal, por sua vez, reduz o número de candidatos a três. A escolha final é feita pelo presidente Jair Bolsonaro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES