Piauí precisa triplicar doações de leite materno

Os estoques dos Bancos de Leite Humano do estado do Piauí estão abaixo do que é necessário para ajudar os recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs Neonatais

Leite materno | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os estoques dos Bancos de Leite Humano do estado do Piauí estão abaixo do que é necessário para ajudar os recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs Neonatais. Atualmente, o estado possui 62 litros de leite humano pasteurizados, sendo que a quantidade ideal para ajudar 100% das crianças nascidas prematuras e/ou de baixo peso que estão internadas nas Unidades Neonatais, é de mais de 180 litros. Isso reforça a urgência e necessidade da doação do leite materno, que ajuda a salvar a vida desses bebês. 

Esse socorro acontece quando esses bebês não podem ser amamentados pela sua mãe e precisam do leite materno para uma recuperação mais rápida e crescimento mais saudável. Esse foi o caso da pequena Helena, que nasceu prematura depois que a mãe, Gisele Bortolini, teve complicações na gestação. Durante a internação, Gisele não produziu leite suficiente para amamentar e precisou da ajuda dos Bancos de Leite Humano.

“É muito difícil ser mãe de um bebê que fica na UTI, é uma luta diária pela vida e você aprende a viver o presente, o dia de hoje. Depois de um tempo eu não conseguia tirar todo o leite que minha filha precisava, continuei ordenhando e o que eu não consegui tive apoio do Banco de Leite Humano. As mães que doaram leite materno ajudaram a recuperar Helena em uma fase crucial da vida dela.”

Para se ter uma ideia do quanto a doação de leite materno pode ajudar a salvar vidas, cada pote doado pode alimentar até dez recém-nascidos por dia. Dependendo do peso dessa criança, até um mililitro já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado. Com o leite materno, a criança se desenvolve com mais saúde e evita diversas complicações, como afirma a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani.

“O bebê que recebe leite materno desenvolve menos complicações durante o período de internação, que podem levar à morte e problemas intestinais, respiratórios. Os benefícios de receber leite materno perduram por toda a vida. Crianças que receberam leite materno apresentam menor risco de desenvolver doenças crônicas como diabetes e pressão alta e apresentam melhor desenvolvimento da inteligência e das suas capacidades.” 

Toda mulher que está amamentando pode ser uma possível doadora de leite materno. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. O Piauí conta com um Banco de Leite Humano situado na Maternidade Dona Evangelina Rosa, que é a referência no estado, além de quatro postos de coleta, sendo três em maternidades municipais da capital Teresina e um na cidade de Floriano, ao norte do estado. Todas essas unidades funcionam das 8h às 11h e das 14h às 17h de segunda até sexta-feira. Antes de realizar a doação, é preciso entrar em contato pelo telefone 0800-2802522 ou (86) 3228-2022.  

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença". Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite. (Repórter Janary Bastos Damacena/Agência RadioMais)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES