Piauí pretende vacinar mais de 720 mil animais na campanha antirrábica

A coordenação de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já recebeu mais de 200 mil doses para iniciar a vacinação desses animais

Piauí pretende vacinar mais de 720 mil animais na campanha antirrábica | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A campanha anual de vacinação antirrábica de 2021 pretende vacinar no Piauí mais de 750 cães e gatos. O dia D foi marcado para 25 de setembro e 2 de outubro, a critérios de cada município. 

A coordenação de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já recebeu mais de 200 mil doses para iniciar a vacinação desses animais. No Piauí há previsão é de vacinar 502.275 cães de 226.785 gatos. 

“Devido à vacinação da Covid-19, os municípios estão com os seus freezers sobrecarregados, e as demais doses chegarão no decorrer dos próximos dias, por isso o Ministério da Saúde resolveu dividir o Dia D da vacinação antirrábica em duas datas, porém fica a cargo de cada município a mobilização”, explica o gerente de Vigilância Ambiental da Sesapi, Antônio de Sá. 

A coordenação de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já recebeu mais de 200 mil doses para iniciar a vacinação - Foto: Reprodução/Internet

A raiva é uma doença infecciosa aguda transmitida por meio da mordida, arranhadura ou lambidas de animais contaminados. Trata-se de uma zoonose – doença que pode ser transmitida do animal para o homem. O vírus se concentra em maior quantidade na saliva, sangue e secreções dos animais acometidos pela doença.

O animal contaminado mostra reações da doença entre 10 e 60 dias. Os sintomas da raiva no animal são: excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência. A morte do animal acontece entre cinco e sete dias após a apresentação dos sintomas. Além de cães e gatos podem transmitir a doença bois, vacas, coelhos e morcegos também transmitem a raiva.

Já nos seres humanos o vírus é quase 100% letal, uma vez que a doença atinge o sistema nervoso central da pessoa infectada, ocasionando uma encefalite (inflamação no cérebro que causa inchaço) o que pode levar a óbito em poucos dias. 

A pessoa que for exposta ao vírus deve lavar o ferimento imediatamente com água e sabão e procurar o posto de saúde o mais breve possível para tomar o soro, a vacina não tem contraindicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES