Piauí recebe 16.100 doses de Pfizer pediátrica contra a Covid-19

As vacinas têm o objetivo de iniciar o processo de imunização do grupo de crianças da faixa etária de 06 meses a 02 anos de idade

Piauí recebe 16.100 doses de Pfizer pediátrica contra a Covid-19 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Coordenação de Imunização da Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), recebeu, na quinta-feira (10), 16.100 mil doses da vacina Pfizer pediátrica, destinadas para a imunização da população infantil piauiense nas três etapas da vacinação (D1, D2 e D3).

Além de dar continuidade a imunização das crianças piauienses, as vacinas também tem o objetivo de iniciar o processo de imunização do grupo de crianças da faixa etária de 06 meses a 02 anos de idade.

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, lembra os pais e responsáveis sobre a necessidade de levar suas crianças para serem imunizadas. “É muito importante que assim que as vacinas estiverem nos postos de saúde de seus municípios, que levem suas crianças para serem vacinadas, pois os imunizantes são seguros e essenciais na prevenção das mazelas da Covid-19”, reforça o gestor.

De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, a quantidade de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e recebidas pelo Estado, ainda é inferior a quantidade que seria necessária para poder vacinar todas as crianças que precisariam destas doses de vacina.

“É um ponto positivo recebermos os imunizantes, mas é essencial que chamemos a atenção para a quantidade de vacinas que iremos receber. Nós iremos receber apenas 16.100 doses neste momento que serão separadas para executar a imunização de D1, D2 e D3, e temos um público que deverá ser vacinado equivalente a 125 mil crianças, ou seja, teremos doses insuficientes para vacinar todas as nossas crianças”, disse Herlon.

O superintendente destacou ainda que o COE estadual irá elaborar documento oficial informando a situação para a sociedade piauiense, além de elaborar pedido oficial para o Ministério da saúde por mais doses de vacina, para que todas as crianças possam ser contempladas com os imunizantes. “Dessa forma queremos garantir o direito da nossa população, principalmente as nossas crianças, de ter acesso a todas as doses necessárias das vacinas contra Covid-19”, destaca Herlon Guimarães.

A vacina para crianças entre 6 meses e 4 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas. A formulação da vacina autorizada hoje deverá ser aplicada em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas). As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

“A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.

A vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada à temperatura entre -90 °C e -60 °C. Uma vez retirado do armazenamento de congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2 °C e 8 °C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original.”, explica o superintendente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES