Piauí receberá investidores de todo mundo

O governador Wellington Dias disse que o Piauí está com a capacidade de investimento alta. São esperados, pelo menos, 250 empresários para o fórum em agosto

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí sediará no dia 22 de agosto deste ano o primeiro Abdib Fórum Edição Nordeste – Infraestrutura Regional. O evento reunirá empresários e investidores de todo o mundo para conhecer a carteira de projetos do Piauí e de outros estados nordestinos. Nesta terça-feira (25), foi realizado o lançamento do evento com a presença do governador Wellington Dias, a superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, e representantes de empresas das áreas de energia elétrica, petróleo e gás natural, transportes, saneamento ambiental, telecomunicações e indústrias de base. Após o lançamento, foi realizada uma reunião preparatória na qual foram discutidas a programação e organização do evento.

Foto: José Alves Filho

O presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Venilton Tadini, disse que teve razões objetivas para ter escolhido o Piauí para iniciar essa nova jornada de investimentos. Ele frisou a importância da parceria entre as empresas públicas e privadas “Nós sabemos que nada do ponto de vista de infraestrutura é feito sem o setor privado, mas sim juntamente com o setor público. São duas forças unidas para levar adiante os investimentos”, disse .

Diante do investimento, ele falou dos problemas que interferem no crescimento do país. “O que nós temos no Brasil hoje é um paradoxo inacreditável. Nós temos deficiência nos vários segmentos de infraestrutura e não temos projetos. O problema é diferente daquele que foi ao longo da década de 70 e início da década de 80, quando não tínhamos recursos e o país quebrou. Hoje nós temos abundância de recursos internacionais, sobras de recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), mas infelizmente nós estamos chegando em um patamar de investimento e infraestrutura talvez um dos menores da história”, completa.

Segundo as estatísticas da ABDib, cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) é investido em infraestrutura e ainda somente 0,4% do estado é voltado para esse setor. O que pode interferir no efeito multiplicador do investimento. O governador Wellington Dias disse que o Piauí está com a capacidade de investimento alta. “Se a gente quiser caminhar, inclusive para o equilíbrio fiscal, há a necessidade do investimento, mas estamos levantando essa área”, disse.

O fórum que vai contar com o auxílio de projetos dos estados do Nordeste tem como objetivo apresentar mais variedades e possibilidades no mercado, a fim de gerar mais ganhos para a economia. O governador enfatizou a importância da ação. “O fórum será um momento propício para a apresentação do nosso mapa das oportunidades, tanto do Piauí, quanto de outros estados do Nordeste. A atração de investimentos fará a economia crescer e gerar mais desenvolvimento”, falou.

A Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDib) foi fundada em 1995 e é uma entidade privada sem fins lucrativos que conta com mais de 100 empresas associadas. A meta dessa associação é contribuir para o crescimento econômico e o desenvolvimento social do Brasil, por meio do estímulo dos investimentos em infraestrutura e indústrias de base.

Foto: José Alves Filho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES