Piauí receberá novos lotes de vacinas a cada semana durante este mês

A informação foi divulgada pelo governo do Piauí mediante o anúncio da confirmação da compra de 37 milhões de doses da Sputinik V pelos governadores do Nordeste.

tyi8 | tu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste, Wellington Dias, anunciou, neste sábado (13), a compra de mais 37 milhões de doses da vacina russa Sputinik V. A garantia foi dada em reunião entre os governadores dos estados nordestinos e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. No encontro, ficou definido que o ministério fará o pagamento das vacinas que ficarão disponíveis para o Plano Nacional de Imunização (PNI).

A aquisição é fruto da articulação entre o Consórcio Nordeste e o Fundo Soberano Russo, responsável pela venda do imunizante desenvolvido pelo Instituto Gamaleya.

“Uma vacina com eficiência e segurança, aplicada e usada com bons resultados em 39 países. O Ministério da Saúde vai entrar como interveniente no contrato. A ideia é elaborar os termos até segunda-feira (15) e assinar o contrato com o MS até quarta-feira (17)”, explicou Wellington Dias.

Foto: Divulgação/ Ccom

Segundo cronograma acordado com a fornecedora russa, os imunizantes serão entregues em lotes, sendo 2 milhões de doses em abril, 5 milhões de doses em maio, 10 milhões de doses em junho e 20 milhões de doses em julho.

O Sistema Único de Saúde (SUS) ficará responsável não só pelo pagamento, mas também pelo transporte, armazenamento, distribuição e por agilizar o processo de certificação das vacinas junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“É uma vitória importante não só do Nordeste, mas de todo o povo brasileiro. Mais vacina para ter a imunização do povo brasileiro mais rapidamente”, ressaltou o presidente do Consórcio Nordeste.

Cronograma de entrega de outras vacinas

O Piauí, a exemplo de outros estados brasileiros, passa a receber, a cada semana, novos lotes de vacina anti-Covid-19, durante o mês de março.

Wellington foi informado pelo ministro Pazuello sobre a garantia de entrega, até o fim deste mês, de 23,3 milhões de doses do imunizante CoronaVac, produzido pelo Instituto Butantan. O ministro da Saúde anunciou ainda que aguarda da Fiocruz a entrega de doses da vacina Astrazeneca. Ele informou também que o Ministério da Saúde está importando doses das vacinas da Pfizer, Janssen e Covaxin.

“O objetivo é garantir a meta de imunizar 10% da população brasileira em março. Em abril, já temos vacina garantida em cronograma que nos permitirá alcançar os 25% da população, contemplando os grupos de maior risco”, finalizou Dias.

Foto: Reprodução/ Ccom

Fonte: Ccom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES