Piauí registra 10 óbitos por dengue em quatro municípios em 2022

As mortes por dengue aconteceram em quatro municípios piauienses e, em semanas e epidemiológicas distintas

Piauí registra 10 óbitos por dengue em quatro municípios em 2022 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) registrou 10 mortes por dengue em 2022, no estado do Piauí. A última vez que o estado havia registrado mortes pela doença foi no ano de 2019, com três vítimas. 

De acordo com os dados Sistema de Informação de Agravos e Notificação, extraídos pela Coordenação de Epidemiologia da Sesapi, as mortes por dengue aconteceram em quatro municípios piauienses e, em semanas e epidemiológicas distintas, foram eles: 

Teresina – um óbito na 6ª semana, duas mortes na 12ª semana, um óbito 14ª semana, duas mortes na 15ª semana e um óbito na 16ª semana

São Miguel da Baixa Grande – um óbito na 7ª semana epidemiológica 

Pedro II – uma morte na 18ª semana epidemiológica 

Pio IX – um óbito na 19ª semana epidemiológica 

Doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Crédito: Ascom.

“Estamos sempre vigilantes a todo e qualquer agravo e com a dengue não seria diferente. Infelizmente estamos com 10 óbitos confirmados este ano. Nosso estado não apresentava mortes pela doença desde 2019, quando 03 pessoas perderam à vida. Mas queremos deixar claro a nossa população que todos esses óbitos são sim analisados, pelo nosso sistema de vigilância que estão sempre 24 horas por dia em observação”, lembra o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães. 

Para ajudar os municípios no combate a doença a Sesapi já encaminhou às Regionais de Saúde, 4 mil litros do inseticida Cielo, que ajuda a matar o mosquito. “No momento em que recebemos as este veneno, já enviamos as nossas regionais, por onde os municípios poderão fazer à solicitação” ,explica o superintendente. 

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, chama à população do Piauí para enfrentar a luta contra o Aedes Aegypti, que além da dengue também e transmissor de outras arboviroses. “Precisamos que nossa população mantenham todos os cuidados necessário para evitar a proliferação do mosquito, como não deixar água parada e manter a limpeza de suas casas, tirando locais que possam acumular água e virar criadouro do mosquito”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES