Piauí registra abertura de 5.821 novas empresas em 2020

O tempo médio de registro foi de 12h e todas as empresas foram abertas de forma online no portal Piauí Digital.

Piauí registra abertura de 5.821 novas empresas em 2020 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí registrou a abertura de 5.821 empresas em 2020, aponta a Junta Comercial do Estado (Jucepi). O número representa uma queda de 0,29% com relação a 2019 no qual foram registradas 5.838 empresas. Mesmo com essa pequena diferença entre os anos, em 2020 o saldo é positivo em 56,77% quando comparado com o número de empresas fechadas (2.516) no estado. O total de empresas ativas no Piauí é de 234.862.

A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, avalia como positivo os dados de aberturas em um ano marcado pela pandemia da Covid-19. “Por se tratar de um ano tão difícil como foi 2020, o número de abertura de empresas quase empatou com 2019, com uma diferença muita pequena de 0,29%. Com isso, não tivemos um crescimento, mas também não foi uma grande perda comparando o número de fechamentos no ano”, explica a gestora.

Alzenir Porto, presidente da Jucepi  (Foto: Paulo Barros)

Alzenir Porto destaca que o tempo médio de registro foi de 12h e todas as empresas foram abertas de forma online no portal Piauí Digital (www.piauidigital.pi.gov.br). “O Piauí Digital funciona 24h para o protocolo de processos e garante o funcionamento integral da Jucepi. De casa, nossos analistas trabalharam para entregar os processos no menor tempo possível. Além disso, a automação do registro ganhou força e conferiu celeridade às análises”, afirma a presidente.

Segundo o levantamento da Jucepi, as atividades econômicas que mais se destacaram foram: comércio, saúde, atividades profissionais, construção e alimentação. Os municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus foram os que mais tiveram empresas abertas em 2020.

Sede da Junta Comercial em Teresina

Das empresas abertas, 84,09% estão enquadradas no porte de microempresa, ou seja, faturam até R$ 360 mil por ano; 10,98% são empresas de pequeno porte que faturam até R$ 4,8 milhões anuais e 4,93% são empresas não enquadradas no regime do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Confira abaixo os principais indicadores:



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES