Piauí registra menor índice de óbitos por Covid das últimas 16 semanas

Além de reduzir as mortes, o estado também teve uma redução na ocupação de leitos de UTI e de leitos clínicos.

Piauí registra menor índice de óbitos por Covid das últimas 16 semanas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí fechou mais uma semana, neste sábado (26), com queda nos óbitos por Covid-19, o menor número das últimas 16 semanas. Com 54 mortes, o estado teve uma queda de aproximadamente 75% em relação aos números registrados durante o pico da pandemia, nos meses de maio e junho, quando alcançou 200 óbitos por semana.

Para o governador Wellington Dias, a queda se deve à colaboração da população, além das estratégias adotadas pelo Governo do Estado e pelos municípios. “Isso representa uma queda contínua em relação ao pico da pandemia. Significa que tudo que trabalhamos dentro do Plano Estadual para o Enfrentamento ao Novo Coronavírus garantiu, com a contribuição da população, que vem cumprindo o distanciamento, o uso da máscara e higiene das mãos, bem como o tratamento cedo da doença, integrado com o Programa Busca Ativa e o aplicativo Monitora Covid, têm dado resultado e pretendemos prosseguir nessa direção”, disse o chefe do Executivo piauiense.

Piauí registra menor índice de óbitos por Covid-19 das últimas 16 semanas

De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi e membro do COE, Herlon Guimarães, com a diminuição dos casos graves, há também diminuição dos óbitos. “Os óbitos estão intrinsecamente ligados ao número de casos graves. Como esse número vem diminuindo, automaticamente, os óbitos diminuem. O vírus começa a enfrentar uma barreira. Muitas pessoas já foram infectadas e, com isso, começamos a enxergar a imunização natural fazendo o controle no número de casos novos”, afirmou o superintendente.

Herlon destaca ainda que, “aliado a tudo isso, temos a taxa R0, chamada de taxa de transmissibilidade, em que a nossa última estava em 0,74. Isso implica dizer que, a cada 100 pessoas infectadas, essas transmitem para 74 pessoas. Então, mantendo ela em queda, manteremos a transmissão em decréscimo também”.

Ocupação de leitos

De acordo com o calendário epidemiológico que registra semana a semana o avanço da doença no Piauí, além de reduzir as mortes, o estado também teve uma redução na ocupação de leitos de UTI e de leitos clínicos.

Piauí registra menor índice de óbitos por Covid-19 das últimas 16 semanas

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), na sexta-feira (25), dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento de pacientes com a Covid-19, há 516 ocupados, sendo 303 leitos clínicos, 209 UTIs e quatro leitos de estabilização.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES