Piauí registra queda de 83,9% nos casos de dengue

Até o dia 2 de fevereiro foram registrados 45 casos no estado

Nesta quinta-feira (02), a Secretaria de Estado da Saúde divulgou os dados referentes às três primeiras semanas epidemiológicas de 2017 revelam que houve redução de 83,9% nas notificações de dengue em relação ao mesmo período de 2016. Até o dia 2 de fevereiro deste ano, a secretaria registrou 45 casos prováveis da doença, contra 280 no ano passado.

Dos 45 casos, nove foram confirmados e não houve registro de ocorrência de óbitos. Dos 12 municípios que notificaram a dengue, Teresina, Picos, Ribeiro Gonçalves, Geminiano e Patos do Piauí foram os que apresentaram maior número de casos prováveis notificados da doença.

Aedes Aegypti (Crédito: Reprodução)
Aedes Aegypti (Crédito: Reprodução)

As cidades com maior incidência de dengue por 100 mil habitantes foram Santana do Piauí, Campo Grande do Piauí, Patos do Piauí, Ribeiro Gonçalves e Geminiano. Em nenhum caso notificado houve sinais de alarme, nem casos de dengue grave.

Com relação à zika foram notificados dois casos. Já para chikungunya e microcefalia, o Piauí segue sem notificações dessas doenças em 2017.

Para o primeiro semestre de 2017, a Secretaria traçou o Plano de Ação para prevenção e combate dessas doenças que prevê a manutenção do funcionamento da Sala Estadual de Coordenação e Controle das arboviroses, implementar  e intensificar ações de sensibilização e mobilização social, requisição do exército para ações na capital e interior e intensificar supervisão e apoio técnico aos municípios dentre outras.

Fonte: Portal Meio Norte
logomarca do portal meionorte..com